» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Sexta, 30 de abril de 2010, 09h29

Passeio ciclístico espera reunir mil participantes amanhã no CPA


Cerca de mil pessoas devem participar amanhã (sábado, 1º/05) – Dia do Trabalho – da 13ª edição do Passeio Ciclístico do Grande CPA, região norte de Cuiabá. Como nos anos anteriores, ciclistas e adeptos do esporte de Cuiabá, Várzea Grande e de outros municípios do interior participarão do tradicional evento. A inscrição será feita no local da saída, basta colaborar com a doação de 1 kg de alimento não-perecível. Os produtos recolhidos serão distribuídos para as instituições filantrópicas Menino Jesus e Creche Comunitária Pedregal. No final do trajeto, haverá sorteio de vários brindes. Além dos adultos, também são esperados adolescentes, idosos e crianças. Tradicionalmente, famílias inteiras seguem o percurso de 10 km.

O idealizador do projeto, o administrador Natalício Menezes, que reside no CPA, explica que o objetivo é realizar integração social entre as diferentes comunidades, além de estimular o hábito saudável de praticar exercícios físicos. Vale lembrar que existem poucas opções de esporte e lazer para essas regiões mais carentes. O ciclismo é excelente inclusive para pessoas idosas ou que tenham limitações nas articulações, pois não provoca grandes impactos, além de ser uma grande diversão e não poluir o meio ambiente. “Por causa do calor e do sol, as orientações compreendem uso de protetor solar, boné ou chapéu, roupas leves e claras, se possível, assim como levar garrafinha de água, para poder beber durante o caminho”.

A primeira edição ocorreu em 1995, com apoio de um grupo de empresários do próprio bairro. Entre os anos de 1999 e 2003 houve uma parceria com a Pastoral do Menor. Nas demais edições, pelo Caju 2000, tendo como principal parceiro o Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e o Adolescente (CMDCA Cuiabá). A cada ano o número de participantes aumenta. Desde o ano passado, o Comitê Municipal de Enfrentamento a Violência, Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes colocou o evento como abertura do mês de enfrentamento que tem seu dia nacional comemorado em 18 de maio. O fato se deu em razão da morte do menino Kaytto Guilherme, 10 anos, violentado e assassinado em 13 de abril de 2009. A família do garoto e outras autoridades ligadas à área participaram do passeio ciclístico.

Este ano já esta confirmada também a participação de agentes motociclistas da 2ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso (SPRF-MT). O tempo estimado de conclusão do trajeto é de 2h, portanto, sairá às 8h e chegará ao mini-estádio do CPA I às 10h. Menezes lembra que o pontapé inicial para o passeio aconteceu por iniciativa própria, no ano da morte de Ayrton Senna. Já o dia 1º de Maio veio como lembrete para a falta de opção de lazer às crianças e aos jovens. “Também é uma maneira de a gente priorizar um outro lado da vida que na correria nem sempre lembramos, que é conversar e trocar ideias com as outras pessoas, fazer novas amizades, andar pelos bairros e conhecer a cidade”.

Trajeto (10 km): saída na Av. do CPA (Monumento Ulisses Guimarães), entra pela Morada do Ouro, segue pela Av. Central, Av. Brasil – Bairro Tancredo Neves, Rua Profª Alice Freire (CPA II), Alameda 7 (CPA III Setor I), Av. Quatro Pista, Alameda 5 (Setor 3), Alameda 6 (Setor 4), Av. Alameda 2 (Setor 5), segue pelo CPA IV, Três Barras, 1º de Março (segue pela Av. Principal), passa pela Principal do Nova Conquista, retorna pela Av. Brasil (CPA 2), Rua Diamantino (CPA 2), Rua Joinvile (CPA 1), chegada praça mini–estádio (CPA I).


Para falar com a comissão organizadora: (65) 3321-6822/3641-1324 ou 9948-0456.

SERVIÇO
Evento: 13ª edição do Passeio Ciclístico 1º de Maio – Grande CPA
Data: 01/05 (amanhã)
Horário: 8h – início; término 10h
Local: A concentração será na Av. CPA, no Monumento Ulisses Guimarães, em frente ao shopping Pantanal
Outras Informações: (65) 9245-9872


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114