» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Quinta, 06 de maio de 2010, 16h18
Prevenção

Encontro debate em Várzea Grande Violência Sexual Contra Crianças


Até amanhã Várzea Grande sedia o Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Instituído com o objetivo de debater e propor ações de combate a este tipo de crime, o evento teve sua abertura oficial nesta quinta-feira (06). Ao longo dos próximos dois dias, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade civil organizada levam à discussão temas como exploração sexual infanto-juvenil com fins comerciais e tráfico de pessoas. A intenção é que, ao término dos debates, o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual esteja concluído e pronto para ser apresentado no encontro federal. Na solenidade de início dos trabalhos, representantes de 27 municípios de Mato Grosso estiveram presentes.

 

Para a primeira-dama de Várzea Grande, Teresinha Domingos, é uma honra para a cidade receber um evento de tamanha importância social. “Sabemos o quanto é importante que definamos políticas de enfrentamento ao abuso e violência social contra nossas crianças e jovens. E isso, só pode ser realizado quando há união entre o poder público e a sociedade. Não podemos fechar nossos olhos a esse crime. Esse mal, presente em todo o país, precisa ser extinto”.

 

A secretária municipal de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande, Miriam Gonçalves, ratificou a fala da primeira-dama. Assim como Teresinha Domingos, ela destacou a relevância do encontro. “A partir de hoje, vamos discutir temas muito difíceis, contudo, temos certeza que sairemos fortalecidos daqui, mais empenhados em lutar por essa causa, pelos direitos de nossas crianças e jovens”. Segundo Miriam Gonçalves, esse tipo de violência não pode mais ser escondido, amenizado. “Não só a saúde física é afetada, mas também a psicológica de quem é vítima de um ato de violência sexual. Temos que mudar essa situação”.

 

A importância da denúncia foi destacada no discurso da presidente da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Janete Riva. Ela narrou alguns casos ocorridos no estado em que, pela falta de denúncia, diversas crianças e jovens foram vítimas de algum tipo de violência, inclusive, por parentes. A falta de informação e a situação de pobreza observada em diversas regiões do Brasil também foram citadas pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Benildes Aureliano Firmo, como fatores que contribuem para o agravamento da situação.

 

Estiveram presentes à abertura oficial do Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes os secretários municipais de Várzea Grande, Benedito Pinto (Governo) e João Bulhões (Desenvolvimento Econômico); Ricardo Augusto Moreira (superintendente de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania – Setecs); Jáder Moraes (secretário de Assistência Social de Cuiabá); Isabela Guimarães (vereadora por Várzea Grande); Karina Figueiredo (secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes); e Juliana Freitas (representante do projeto Ponto Focal Infanto-juvenil).

 


Confira a programação do encontro para a tarde desta quinta-feira (06) e manhã de sexta-feira (07). Lembrando que o evento ocorre no Buffet Rosane Miranda, no bairro Ponte Nova, em Várzea Grande.

 

 

Quinta-feira

14h – Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial Infanto-Juvenil
Expositora: Profª Drª Maria Lucia Leal – Professora da Faculdade de Serviço Social / Universidade de Brasília
15h – Esclarecimentos a Plenária
15h30- Intervalo
16h – Instância de Participação do Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil
Expositores: Prof. Mestrando Clovis Vailant – Coordenador do PAIR/MT – Programa de Ações Integradas e Referenciais para o Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil
Profª Mestre Karina Figueiredo – Assistente Social e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Representante da Secretaria de Estado de Turismo
Profª Erivã Garcia Velasco - Secretária Nacional do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA, Profª do Curso de Serviço Social e da Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT.
17h – Esclarecimentos à plenária
17h30- Encerramento do dia

 

Sexta-feira

08h30 - Políticas Públicas no Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil
Expositoras: Psicóloga Priscila Batistuta – Secretaria de Estado de Saúde
Delegada de Policia Mara Rubia de Castro Carvalho
Psicopedagoga Maria Rosely Candido – Coordenadora da Pastoral da Mulher Marginalizada
09h30- Esclarecimentos a plenária
10h – Intervalo
10h15 – Trabalho em Grupo – Revisão do Plano Estadual


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114