Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 13 de fevereiro de 2019, 10h58

Após intervenção, famílias irão permanecer em área que será legalizada


Na manhã desta terça-feira (12), 60 famílias que residem em uma área verde há mais de 12 anos, ao lado do Residencial Sonho Meu, no bairro Pedra 90, vieram até a Câmara Municipal de Cuiabá para uma reunião alinhada pelo vereador Toninho de Souza (PSD), com o objetivo de buscar soluções para o impasse relacionado à notificação de despejo das famílias. No último domingo o parlamentar esteve no bairro e acompanhou de perto a angústia das famílias que estavam desesperadas por terem que deixar suas residências.

Por intermédio do parlamentar e em conversa com a presidência da Câmara, a reunião com a presença do secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales e do secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária Air Praeiro Alves, foi marcada e deste encontro ficou acertado que as famílias irão permanecer no local.

“As famílias tiveram hoje nesta reunião a garantia da Prefeitura de Cuiabá, por meio dos secretários presentes, que irão permanecer no local. Elas já haviam sido notificadas pela secretaria de Ordem Pública para deixarem suas residências, e em uma intermediação nossa, e com a participação da Câmara de Cuiabá, estas famílias receberam hoje a garantia de que poderão ficar no local. Isso poderá ser trabalhado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). As famílias estão em uma área verde há cerca de 12 anos, é um direito adquirido, elas ocupam 30% da área. Estamos fazendo um acordo para que elas permaneçam no local e ajudem a preservar outros 70%, que não deixem mais ninguém invadir e ajudem a plantar árvores no entorno”, explicou o parlamentar.

Toninho de Souza lembrou ainda que não é a favor de invasões de terra, que trabalha somente com o que é legal. “De maneira alguma nós estamos aqui incentivando invasões de terra, estamos aqui trabalhando naquilo que é consolidado, trabalhamos de forma responsável, lutando pela moradia digna e correta para o cidadão”, finalizou o parlamentar.

O secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, falou sobre a importância destes alinhamentos entre os poderes. “A Câmara age de maneira muito democrática quando convida o poder executivo e a comunidade para discutirem assuntos que podem ser resolvidos por meio do diálogo, e neste diálogo encontrarmos uma solução para diminuir a angústia e sofrimento da comunidade. Invadir área de qualquer espécie, é um ato nocivo, não é permitido. Em relação a esse caso, vamos trabalhar dentro do que manda a Lei, uma situação que já aconteceu há muito tempo, está lá consolidada, o poder público terá que olhar para este cenário e ver a possibilidade da legalização”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114