Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 14 de fevereiro de 2019, 11h43

Prefeitura atende população pelo 'Disque Iluminação Pública'


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana continua avançando com os trabalhos de ampliação e melhoria do sistema de iluminação pública, garantindo a manutenção e a eficiência dos serviços em todos os bairros da cidade.

O setor de iluminação conta atualmente com quatro equipes, no sistema de 24 horas no atendimento das demandas diárias, além de uma equipe para intervenções emergenciais, como trocas de postes ou braços de luminárias, provocadas por acidentes ou outras intempéries. As equipes fazem parte do atendimento direto ao cidadão pelo telefone disque iluminação pública 0800 779 2000, ferramenta esta de gestão que a prefeitura disponibiliza para todos os cidadãos várzea-grandenses, na agilidade da prestação deste serviço público, garantindo mais segurança as mais diversas localidades do município.

As demandas de iluminação pública podem ser informadas durante todos os dias da semana, seja por meio de ligações para a sede da secretaria, bem como via Ouvidoria Cidadã (0800 647 4142) , que é o canal de comunicação entre o poder público e a população, ou pelo disque iluminação pública (0800 779 2000) . O prazo de resposta máximo para atendimento é de até 72 horas.

No mês de janeiro o setor atendeu 24 bairros dentre eles o Colinas Verdejantes, João Baracat, Cohab Tarumã, Nova Ipê, Gonçalo Botelho, Asa Bela, Novo Mundo, Figueirinha, Jardim dos Estados e Cidade de Deus. Na primeira quinzena de fevereiro, os trabalhos foram realizados no Jardim Marajoara, Planalto Ipiranga, Santa Maria I e II, Parque Del Rei, Jardim Paula II, São Mateus e Água Vermelha. Já nesta quinta-feira (14), as equipes estarão fazendo os reparos na estrada que dá acesso a Guarita, Avenida Ulisses Pompeu, Mário Andreazza e na trincheira do Zero Quilômetro.

O secretário da pasta, Breno Gomes garante que hoje todas as comunidades e bairros da cidade têm iluminação pública. “Contamos com uma equipe capacitada para atender as demandas do município, além de ocorrências emergências que de alguma forma comprometem a operacionalidade da iluminação pública, que são pagas pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande com recursos arrecadados por meio da Contribuição de Iluminação Pública – CIP, recolhida nas contas de energia elétrica de todos os consumidores”, disse.

Breno Gomes lembra ainda que o município vem sofrendo nos últimos meses, com atos de vandalismo contra o sistema de iluminação pública, além de furtos de fiação elétrica, o que tem causado prejuízos ao poder público, e impossibilitando a administração municipal, ampliar os investimentos em manutenção dos serviços, em locais que necessitam de reparos e também da ampliação do sistema de iluminação públicas em novas localidades. “Mensalmente a Prefeitura Municipal de Várzea Grande investe no setor cerca de R$ 380 mil, e os prejuízos com os roubos inviabilizam novos investimentos, de forma mais célere”, informou.

Uma das medidas adotadas pelo município, tem sido de registrar na Delegacia de Roubos e Furtos, Boletins de Ocorrências informando o furto, além de pedir a colaboração da população afetada, fazendo a denúncia na polícia por meio do numero 190. “A falta de iluminação acaba favorecendo a prática de crimes, por isso afeta diretamente a população. Estamos deixando de realizar melhorias na cidade para substituir cabos furtados, além de equipamento danificados. No ano de 2018 os furos registrados causaram prejuízos que ultrapassam R$ 300 mil reais. Estamos realizando um trabalho junto as forças de segurança que atuam na cidade, e nas áreas mais afetadas, como por exemplo, a trincheira do Zero Quilômetro, onde os furtos tem sido mais frequentes”, completou.

Segundo semestre: A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana está concluindo os projetos que compreende a interligação do sistema de rede que estará atendendo os trechos que compreende a Rodovia Mário Andreazza até o trevo dos bairros Novo Ipê e Nova Esperança.

Também para o segundo semestre a Prefeitura Municipal prevê realizar a ampliação da rede elétrica do Perineu até o bairro Engordador. Já este trabalho depende ainda da liberação junto à empresa Energisa, responsável pela distribuição da rede de energia elétrica no Estado, do seu plano de expansão da Rede Elétrica.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114