Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 19 de fevereiro de 2019, 16h54

Câmara alerta para prevenção e diagnóstico de Leucemia


A cor laranja ganha mais destaque neste mês de fevereiro, pois representa a campanha “Fevereiro laranja” de combate à leucemia.

Nesta terça-feira (19), o presidente da Câmara, Misael Galvão convidou os vereadores, imprensa e população presente no plenário para aderirem à campanha e usarem a fita laranja.

“A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais”, informou.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 10 mil e 800 casos foram diagnosticados em 2018 entre homens e mulheres no Brasil.

O principal exame de sangue para confirmação da suspeita de leucemia é o hemograma. Em caso positivo, o hemograma estará alterado, mostrando na maioria das vezes um aumento do número de leucócitos (na minoria das vezes o número estará diminuído), associado ou não à diminuição das hemácias e plaquetas.

O tratamento é feito em etapas e tem o objetivo de destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

Doar medula óssea

As pessoas altruístas que têm a intenção de serem Doadores de Medula Óssea devem se dirigir, munidos de RG e com endereço residencial completo, até o Setor de Serviço Social de Doadores no MT - Hemocentro para fazer o cadastro. A pessoa preenche uma Ficha de Inscrição e o Termo de Consentimento (o documento autoriza a realização do exame de HLA – estudo do teste de compatibilidade da medula óssea). O Termo de Consentimento autoriza, também, o posterior encaminhamento do nome do provável Doador ao REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula.

Fevereiro roxo

Além da cor laranja, o mês ainda possui a campanha fevereiro roxo para lembrar três doenças graves: Lúpus, fibromialgia e Alzheimer. A campanha visa conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce e correto, uma vez que o tratamento adequado permite amenizar os sintomas de todas elas




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114