Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 22 de fevereiro de 2019, 11h33

Prefeitura intensifica serviços de revitalização da sinalização viária da cidade


A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana está realizando a revitalização da sinalização viária de diversas ruas do município. A ação tem por objetivo, promover a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Além do reforço nas sinalizações a Prefeitura Municipal também esta implantando, placas de advertência e regulamentação de velocidade. Até o momento 35 bairros já foram contemplados com esses serviços. Na região central o trabalho foi concluído.

“Essa medida tem por objetivo promover a mobilidade urbana e garantir a segurança no trânsito, principalmente, nas vias onde o fluxo de veículos é mais intenso. Realizamos a manutenção de 70 cruzamentos e já implantamos 40 novas placas em locais com cruzamentos. Pretendemos atingir, ainda neste primeiro semestre, 100 bairros de Várzea Grande”, informou o secretário da pasta, Breno Gomes.

A Avenida Eduardo Gomes, por exemplo, recebeu serviços de pintura da via, com sinais laterais, marcação de eixo central, 12 quebra-molas e três faixas de pedestre. A Rua Mendes de Sá foi contemplada com pinturas de faixas laterais, eixo central com pinturas refletida em toda a sua extensão. As melhorias também foram sentidas pelos moradores dos bairros Ipase e Nossa Senhora da Guia (que recebeu três passagens de pedestre nas vias de acesso ao bairro). As Avenidas Filinto Muller e Couto Magalhães também foram contempladas com as sinalizações.

De acordo com o secretário Breno Gomes, a sinalização viária será estendida a outras localidades, de acordo com estudos e planejamento definidos pelo setor, além de situações envolvendo a necessidade na execução do serviço. “Nossa equipe está mobilizada neste trabalho, tudo para deixar a cidade com um trânsito mais seguro. A manutenção e melhoria na sinalização são importantes porque também geram mais conforto aos motoristas e pedestres”.

Com o crescimento e desenvolvimento da cidade, e aumento de veículos que circulam no município, a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana deve adotar neste ano, mudanças em algumas vias, que antes eram mão e com a adequação será contramão.

Um desses locais está localizado na Região do Zero Quilômetro, precisamente, a Rua São José via de acesso a Avenida da FEB, que desde a última semana passou a ser mão única. Os motoristas que estiverem vindo de Cuiabá com sentido ao centro de Várzea Grande não poderão virar à direita (na Rua São José). Já Rua Santa Inácia que atualmente funciona nos dois sentidos, passa a partir da próxima semana a operar também por mão única, servindo de retorno para quem vai utilizar a rotatória do Zero Quilômetro.

O secretário afirma que todas as mudanças visam um trânsito mais seguro, garantindo a proteção de pedestre, ciclistas e motoristas. “As mudanças também fazem parte do ordenamento urbano, principalmente, na área central da cidade. Estamos realizando estudos, para verificar pontos de estrangulamentos do trânsito e, havendo a necessidade e de forma gradativa iremos fazer as modificações. Toda mudança causa transtornos à população, mas com o tempo, por isso pedimos que a população tenha paciência e que as vantagens na execução do serviço serão notadas em pouco tempo”.

Radares Eletrônicos: A Prefeitura Municipal de Várzea Grande tem adotado medidas que visam também reduzir a velocidade de veículos em vias de grande movimentação. Um novo modelo operacional, adotado pela Guarda Municipal, o Radar Eletrônico, fixa a velocidade limite de até 60 quilômetros, nas Avenidas da FEB, Filinto Muller e 31 de março, onde os equipamentos estão sendo operados.

Breno Gomes destaca que todas essas ações têm como meta disciplinar o trânsito, reduzir a velocidade dos veículos e dando aos pedestres a segurança na hora de fazer a travessia dessas vias.

Já o secretário de Defesa Social, e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, disse que a medida em se adotar radar eletrônico foi o de minimizar os acidentes de trânsitos em pontos estratégicos da cidade, por meio do controle de velocidade, e os primeiros resultados nos mostram que houve uma diminuição de número de acidentes no município. “Ainda que esses números sejam positivos, ainda estamos flagrando motoristas dirigindo em alta velocidade”.

As infrações por excesso de velocidade variam entre a média de R$ 130,16 e a gravíssima R$ 880,41, além dos pontos registrados na Carteira de Habitação (CNH) que podem adicionar até sete pontos, em uma única infração.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114