Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 12 de março de 2019, 17h33

CDL Cuiabá e ACC participarão de evento em homenagem às famílias Caparossi e Biancardini


Após terem sido convidadas, em uma reunião realizada na última semana, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) e a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) farão parte de uma homenagem às famílias Caparossi e Biancardini, a qual acontecerá no Foyer do teatro da UFMT, campus Cuiabá/MT, no dia 26 de março, a partir das 19 horas.

Durante o evento de homenagem, será realizado o lançamento do livro "Da Córsega ao Brasil", organizado pela autora francesa Véronique Biancardini Faztrez e pela coautora brasileira Beatriz Helena Biancardini Scvirer. A obra tem como objetivo contar a história dessas duas famílias pioneiras de Mato Grosso, que muito contribuíram para o desenvolvimento de Bela Vista, Poconé e Cuiabá.

"Diante da importância dessas duas famílias no contexto histórico, principalmente em relação ao desenvolvimento do comércio do nosso Estado, nós não poderíamos deixar de participar desta justa homenagem", disse o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares.

Para o presidente da ACC, Jonas Alves, no momento em que Cuiabá festeja os 300 anos de sua fundação, "eis uma obra que interessa a todos os habitantes de Mato Grosso, pois representa um testemunho pungente da construção dos primórdios do nosso comércio. Estão todos de parabéns pelo livro e pela iniciativa em relação a homenagem".

De acordo com os organizadores da homenagem, o evento conta com o apoio da Universidade Federal de Mato (UFMT), através da Pro Reitora de Cultura, Extensão e Vivencia, Professor Dr Fernando Tadeu, além da Secretaria de Relações Internacionais da UFMT.

PRESENÇA – Já confirmaram presença no evento, a autora Véronique Biancardini; o Consul Geral da França, Dr Samuel Bouchard; a Chanceller Adjunta da Embaixada Mme Anne Piquet, entre outros convidados da França.

Sinopse do livro:

O livro é dedicado à história de duas famílias francesas: os Caporossi e os Biancardini. Narra como os jovens, originários de um mesmo vilarejo francês Frasso, na Córsega, chegaram e construíram suas vidas e sua descendência em Mato Grosso. Fugindo da miséria devido à grave crise econômica e às consequências das guerras na Europa, foram chegando sucessivamente no Brasil.

Suas trajetórias foram difíceis, complicadas e repletas de aventuras. Nos anos 1900 e 1920, o único meio de acesso ao Mato Grosso era por via fluvial. Saindo de Buenos Aires em barco a vapor pelo Rio De La Plata, depois pelos Rios Paraná e Paraguai, chegaram à Corumbá. Em seguida, pegaram o Rio São Lourenço para chegar em Porto Cercado. De lá, saem a cavalo até Poconé.

Se tornaram caçadores de garças no Pantanal, garimpeiros de diamantes, e depois comerciantes.

Em Poconé, a família de Fabiano Caporossi abre comércio de genêros alimentícios denominada " Casa Caporossi".

Bernardo Biancardini em Cuiabá inaugura a casa de comércio chamada "Casa Poconeana" e contribui enormemente para o desenvolvimento econômico da cidade.

Pedro Biancardini após ter sido motorista de táxi, abre uma oficina mecânica e depois a Agência Ford para venda autorizada de automóveis Ford. Inaugura a primeira companhia de transporte terrestre " Expresso Cuiabano", especializado no transporte de mercadorias por caminhão de Cuiabá para São Paulo e vice-versa. Na época, o transporte de mercadorias nesse trajeto era sempre feito por via fluvial e durava cerca de três meses. A viagem era uma verdadeira aventura sobretudo na época das chuvas. Os caminhões tombavam barranco abaixo, ficavam em pane nas estradas de terra batida e parados, algumas vezes, durante dias ou semanas isolados no grande mato.

Os irmãos Biancardini são citados no livro "Tristes Trópicos" do etnólogo francês Lévi-Strauss que em 1935 e 1939 organizou várias expedições científicas ao Mato Grosso e seu livro se tornou um grande sucesso lido e apreciado no mundo inteiro.

Foram verdadeiros pioneiros que, por conta de sua energia e trabalho, se tornaram personagens históricos e contribuíram para o desenvolvimento econômico de nossa cidade e de Mato Grosso!




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114