» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Sábado, 30 de março de 2019, 15h19

780 vagas de cursos serão levados aos bairros de Cuiabá em parceria com Senac


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, e a primeira-dama Márcia Pinheiro, assinaram o Termo de Convênio com as três instituições parceiras do Programa Qualifica Cuiabá 300 - Mulher. São elas: o Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac), Federação do Comércio (Fecomércio) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

.

Essa edição do Qualifica Cuiabá 300, programa que leva cursos profissionalizantes gratuitamente aos bairros da Capital, tem o foco no público feminino, pois são cursos de baixa carga horária e com elevada abrangência do mercado de trabalho, conforme explica a primeira-dama, idealizadora da ação.

“São nove cursos, todos de curta duração ofertados após levantamento técnico do que se procura e o diferencial é que as mulheres podem desenvolver o trabalho dentro da sua própria casa. Elas podem oferecer serviços de manicure, sobrancelhas e diversos outros na área de beleza como também a produção de salgados, bolos e doces. A oportunidade está indo até essas pessoas que tanto precisam”, destacou Márcia.

Entre as principais características do programa está a descentralização, uma vez que os cursos são oferecidos e realizados nas dependencias das 14 unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Prefeitura, o que facilita o acesso e a presença dos alunos durante o período de qualificação.

“Essa preocupação é do prefeito Emauel Pinheiro em estarmos dentros dos bairros, principalmente os periféricos, usando as estruturas dos Cras onde iremos oferecer as aulas, próximo as casas dos alunos, ao invés das mulheres irem até o centro, pegar ônibus e deixar seus filhos em casa. Nós estamos vindo até essas pessoas”, reforçou o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Junior.

Serão nove cursos das áreas de beleza e alimentação com a média de pouco menos de 90 horas de carga horária. Alguns cursos já comporam a edição do primeiro ano do Qualifica 300, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), como são os casos da Produção de Salgados, Bolos e Doces, o que oportuniza uma maior especialização às alunas.

“Eu fiz o curso de Produção de Bolos e Doces no ano passado e foi muito produtivo. Hoje eu consigo ajudar meu marido em casa vendendo bolos e doces para aniversários e festas. Quando fiquei sabendo que iria ter o curso novamente, eu me interessei porque é importante sempre buscar estar melhorando e entregar um produto de qualidade”, contou Maria Erotildes, de 37 anos, moradora do Grande CPA.

O empreendedorismo feminino é uma das bandeiras da primeira-dama Márcia Pinheiro que estendeu o convite à Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW Cuiabá - instituição referência em mulheres de negócios de sucesso.

“Há quase 18 anos a BPW trabalha de forma estratégica, com ações e projetos de autonomia econômica voltados ao empoderamento e empreendedorismo da mulher. A ONG Feminina vê com muita alegria, iniciativas a exemplo do Qualifica, porque estas constróem uma importante ponte entre as mulheres de baixa renda com o saber profissional, que consideramos como muito sólido para uma maior inclusão feminina, tanto de ordem social, quanto econômica. É também uma aliança do poder público com a iniciativa privada, via entidades representativas, que muito tem a contribuir”, disse a Presidente da BPW Cuiabá e coordenadora do Comitê de Negócios da BPW Brasil, Zilda Zompero,

As inscrições para o Qualifica 300 Mulher começam, a partir do próximo dia 09 e podem ser feitas nos 14 Cras da prefeitura. Serão 39 turmas, com a média de em torno de 20 alunos em cada sala e a faixa etária mínima para o ingresso varia entre 16 e 18 anos, de acordo com os cursos.

300 anos

O lançamento do Qualifica Cuiabá – Mulher é o segundo evento dos mais de 100 programados para as comemorações do tricentenário da Capital. Na última quinta-feira (28.04), o prefeito Emanuel Pinheiro abriu a programação do aniversário de Cuiabá com a entrega de kits de uniformes escolares (camiseta, short, mochila e tennis) para toda a rede municipal de Educação composta por pouco mais de 52 mil alunos.

“Esse é o segundo evento oficial e tenho a convicção que iremos entregar o melhor à Cuiabá nessa data emblemática dos 300 anos. Serviços mais humanizados, oportunidades aos menos favorecidos, cuidado com a nossa gente é o que tenho prezado até aqui e assim será até o final da nossa gestão”, elencou Emanuel. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114