» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Terça, 02 de abril de 2019, 08h39

Revitalização da Praça Maria Taquara traz segurança e esperança à população


A Praça Maria Taquara é um símbolo da cultura popular cuiabana, que homenageia uma figura folclórica da capital e, ao mesmo tempo, mulheres fortes e à frente do seu tempo que nasceram aqui ou escolheram Cuiabá como morada. Um ponto histórico que, apesar da importância, se encontrava, até recentemente, em situação de total abandono e não passava por reformas significativas há quase trinta anos.

.

Esta realidade está mudando com a revitalização da praça, que foi entregue totalmente reformada à população na última sexta-feira (29). A revitalização resulta da indicação do vereador e atual presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão (PSB) - que durante anos, antes de iniciar a vida política, foi vendedor ambulante na região da Praça Maria Taquara - e atende à uma antiga demanda da população que utiliza o espaço.

Quem passa ou trabalha no local já sente a diferença no dia a dia. Para a comerciante Edit Rodrigues de Macedo, de 66 anos, a revitalização da Maria Taquara representa a realização de um sonho. Chapadense, ela montou sua loja de costura na praça em 1982 e nestes 37 anos, viu o local se deteriorar, sem receber a atenção necessária do poder público.

“Eu comecei aqui aos trancos e barrancos, só eu, quase. Estou aqui há mais de 30 anos e vi a praça ser deixada de lado, ficar toda quebrada e cheia de marginais. Era muito ruim pra gente que passou boa parte da vida aqui. Agora a mudança está na cara da gente, não dá pra negar. E, graças a Deus, as coisas vão melhorar por aqui”, comentou cheia de esperanças a costureira.

Já estudante Carla da Costa, de 19 anos, por exemplo, está ansiosa para começar a utilizar os novos pontos de ônibus da praça. Foram instalados quatro contêineres sustentáveis, que devem atender a cerca de 10 mil passageiros por dia.

“Passo por aqui todos os dias quando volto da faculdade pra fazer a integração e era muito escuro à noite, sem estrutura nenhuma pra gente. Acho que essa reforma é uma questão de respeito com o povo de Cuiabá e pra gente que pega ônibus aqui vai trazer conforto, segurança e dignidade mesmo”, comentou a estudante.

O vendedor ambulante Jean Carlos da Costa, vende lanches na Praça Maria Taquara há 5 anos. Para ele, a sensação de segurança para pedestres e usuários dos ônibus tende também a aumentar o fluxo de pessoas na área durante o dia e, com isso, aumentar as vendas. “Pra gente como cuiabano é gratificante ver a praça ficando bonita e aqui é meu ganha-pão também, tenho carinho pela praça. Acho que Cuiabá merece. Quando terminar a obra e reativar o ponto de ônibus, tenho certeza que mais gente vai passar por aqui e a gente tem esperança que melhore nosso faturamento”, explicou o ambulante.

Demanda popular  - “É um local histórico para Cuiabá, mas que também faz parte da minha historia de vida. Por isso, quando me tornei vereador, uma das primeiras visitas que fiz foi aqui, conversando com os comerciantes, ouvindo os mototaxistas que trabalham aqui, os moradores da região e quem usa o ponto de ônibus. Assim, recolhendo toda essa demanda junto da população, surgiu a indicação, que foi uma das primeiras de meu mandato”, disse Misael Galvão.

O atendimento desta demanda é reconhecido e muito comemorado pelos comerciantes mais atuantes da região. O comerciante Dorival Simeone, de 65 anos, que esta na praça há 15 anos, foi um dos que sempre lutou por melhorias na praça e conta que tinha dificuldades de acessar os governantes.

“Sempre cobramos do poder público, fizemos pedidos, entregamos documentos, mas foi o vereador Misael quem ajudou a gente. Ele veio aqui, falou com a gente, fez a frente dessa discussão em todas as reuniões, com as secretarias, com as empresa e ele sempre nos incluía. A gente daqui tem muito a agradecer a ele”, reforçou o comerciante.

Dorival é um dos mais animados com a revitalização da praça, ele e muitos outros usuários do local agora têm esperanças de dias melhores. “A gente já espera por isso há muitos anos e agora vem de verdade. Eu já tô sentindo a mudança e a gente vê que todo o povo que passa por aqui está contente e agora vai ser tudo melhor pra nós e pra Cuiabá”, concluiu Dorival.

Revitalização  – A praça foi totalmente revitalizada com a troca dos pisos e um trabalho de jardinagem. O monumento Histórico Maria Taquara, que dá nome ao espaço, também será restaurado. Já os pontos de ônibus da Maria Taquara segue os modelos instalados em frente ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e ao Shopping Pantanal. O Município utilizou o reaproveitamento de contêineres, unindo o conceito de sustentabilidade ao conforto e segurança. Participaram da solenidade os vereadores Luis Claudio e Adevair Cabral. os secretários municipais de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, e de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues e o prefeito Emanuel Pinheiro. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114