» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Quinta, 11 de abril de 2019, 11h54

Lançamento da Medalha dos 300 Anos de Cuiabá


Medalha 300 Anos de Cuiabá - Luiz Alves 

A Prefeitura de Cuiabá lança, na noite desta quinta-feira (11), a medalha comemorativa dos 300 anos da Capital. A solenidade acontece às 19h, na Casa Barão, rua Barão de Melgaço. Na ocasião, também serão homenageados 14 ex-prefeitos (No caso do ex-gestor já ser falecido, a homenagem será feita a ex-primeira-dama à época). Os homenageados serão condecorados com a medalha do tricentenário.

“Mais uma bela homenagem à nossa tricentenária. Um importante objeto, trazendo toda simbologia da Cuiabá antiga e atual e que será um acervo para as gerações futuras. Diante dessa magnitude, não poderíamos deixar de condecorar aqueles que contribuíram tanto para que a cidade chegasse nesse marco histórico”, externa o prefeito Emanuel Pinheiro.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, responsável pela ação, as 14 homenagens são as primeiras de um série. “Vamos fazer essas primeiras condecorações, já no lançamento dessa bela medalha, para importantes figuras vivas, que geriram nossa Capital, dando base para que hoje estivéssemos aqui. Após isso, as homenagens continuam, com mais personalidades, gestores, recebendo essa peça em gratidão aos seus serviços prestados”, observou o secretário.

Além da Medalha dos 300 anos, o evento lança também a Medalha do Centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), que funciona na Casa Barão. A confecção foi possível por meio da parceria firmada entre Município e o Instituto. “A mais antiga instituição cultural de Mato Grosso chega ao seu centenário junto com o marco de 300 anos de Cuiabá. Uma data também histórica e que merece todo nosso empenho para celebrá-la”, diz Vuolo.

Medalha 300 anos e de 100 Anos do IHGMT

Ao todo, a Prefeitura confeccionou 450 medalhas, sendo 300 em alusão aos 300 anos e 150 pelo centenário do IHGMT. Com o Brasão Oficial de Cuiabá no centro, a Medalha do tricentenário carrega em suas linhas, o verde campo, representando a fertilidade, o morrete de ouro, com o significado da mineração aurífera, a fênix, símbolo da infinitude, que consagrava os propósitos da Cora Portuguesa. O Brasão de Cuiabá é um dos mais antigos do Brasil. Ele foi criado em 1726/7 em Lisboa.

Já a Medalha dos 100 do IHGMT foi inspirada no dístico criado pelo seu primeiro presidente, o D. Francisco de Aquino Corrêa, com a frase - em tradução para o português - Pela Pátria Conhecida e Imortal. O dístico foi criado em 8 de abril de 1919. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114