» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Segunda, 15 de abril de 2019, 20h54

Verde Novo distribui mudas e faz plantio na Arena Pantanal


.

O projeto Verde Novo, realizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso com várias instituições parceiras, promoveu o plantio de 100 árvores na Arena Pantanal e distribuiu 400 mudas para o público que passou pelo estádio na manhã desse domingo (14 de abril).

Pés de pau-brasil, ipê rosa, ipê amarelo, angico, aroeira, jacarandá e pau-d’alho foram plantados em parceria com Instituto Centro de Vida (ICV) na área verde localizada na entrada principal da Arena Pantanal. O instituto comemorou 28 anos de fundação e o aniversário de 300 anos de Cuiabá, reunindo funcionários, parceiros e voluntários do ICV que levaram suas famílias para colaborar com a rearborização da Cidade Verde.

“Estamos vivendo uma situação muito desfavorável com relação ao meio ambiente nesse momento, então é importante que vários segmentos da sociedade se juntem, para que possamos buscar condições melhores para a vida de todas as pessoas. Esse plantio simbólico é de fundamental importância. O compromisso do ICV é trazer essa consciência para a sociedade com base em estudos científicos, conhecimento técnico e, com isso, buscar articular soluções com setores da sociedade”, pontuou o fundador do ICV, Sérgio Guimarães.

A estagiária Gabriella da Silva França aproveitou a oportunidade para deixar sua marca na Arena Pantanal. “Essa ação tem uma importância extrema para a cidade de Cuiabá, ainda mais por ter havido uma diminuição no número de árvores. Nós viemos com essa iniciativa de tentar aumentar a arborização e trazer para Cuiabá de novo o título de Cidade Verde”, destacou.

O assessor do Juizado Volante Ambiental (Juvam) Sérgio Savioli, mencionou a importância do convite do ICV para a colaboração do Verde Novo na arborização da Arena Pantanal e trouxe alguns dados sobre os benefícios das árvores para a vida urbana.

“Quando recebemos o convite para vir plantar árvores, nos colocamos à disposição, trouxemos todas as mudas que estavam disponíveis, no intuito de fazer a diferença. Algumas pessoas não sabem, mas uma árvore pode reduzir até 10ºC em torno da sua sombra, uma árvore adulta pode evaporar até 380 litros de água por dia. Temos tudo para poder melhorar o clima, reduzir a temperatura e melhorar a qualidade de vida do povo cuiabano. Isso passa pelas nossas mãos em uma ação como essa”, discursou.

Paralelamente ao plantio, o Projeto Verde Novo realizou a distribuição de mudas com o apoio do grupo Desbravadores, que reúne crianças e adolescentes a partir de 10 anos com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual. Atividades lúdicas, musicais, oficinas de orientação com bússolas e mapas, brincadeiras e ações ambientais foram realizadas no domingo.

“Essa parceria vem para contribuir e tornar cada vez mais Cuiabá sendo conhecida como a cidade mais arborizada e climatizada. São ações que só tem a crescer, de fundamental importância para a comunidade e para a sociedade como um todo”, assinalou o coordenador dos Desbravadores, Paulo de Tarso.

.


O pequeno desbravador Henrique Café, de 12 anos, levou uma muda de tamarindo disponibilizada pelo Verde Novo. “Eu vou plantar em casa porque minha mãe gosta e porque acho legal plantar árvores para melhorar o mundo, ter uma vida melhor e ter menos poluição”, elencou.

A comerciante Amélia Peron escolheu um ipê amarelo e um bacupari para arborizar ainda mais sua chácara no bairro Altos da Serra. “Fiquei muito feliz pelo ato dos Desbravadores. Acho muito interessante, porque temos que preservar a natureza. Enquanto uns estão desmatando, essa ação está aqui para ajudar a plantar”.

No sábado (13 de abril), distribuiu 1.000 mudas no projeto Multiação no Sesi Papa. O projeto social da TV Centro América oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura.

O Projeto Verde Novo é realizado desde 2017 pelo Juvam e parceiros, como o Instituto Ação Verde, Prefeitura de Cuiabá, Grupo Petrópolis, Energisa e TVCA, visando promover ações de distribuição e plantio de árvores nativas e resgatar o título de Cidade Verde. Já foram realizadas cerca de 90 ações com 34 mil mudas. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114