Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 13 de maio de 2010, 17h44

Indústrias de alimentação de MS repassam custos aos consumidores


Indústrias de alimentação de Mato Grosso do Sul estão sendo acusadas de repassar integralmente os custos dos encargos sociais, especialmente os últimos reajustes salariais acordados em Convenção Coletiva de Trabalho, ao preço final de seus produtos ao consumidor. A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campo Grande e Região, que lança um alerta às autoridades para frear essa “jogada” das empresas, sob pena de aumentar a inflação.

 

O presidente da entidade, Rinaldo de Souza Salomão diz que a média de aumento salarial fechado com frigoríficos, laticínios e outras indústrias do Estado, tem sido em torno de 7%. Ocorre que o sindicato já observou que esse mesmo percentual tem sido repassado para o custo final dos produtos. “Ou seja, somos nós mesmos, consumidores, é que estamos pagando por esse aumento de preço dos produtos que adquirimos no dia-a-dia no comércio de Mato Grosso do Sul”, criticou.

Rinaldo Salomão vai mais longe, diz que “de pouco adianta para o trabalhador conseguir 7% de reajuste salarial se ele pagar mais caro pelos produtos de uso e consumo quando for ao supermercado. Ou seja,fica tudo do mesmo tamanho que antes. Sem vantagem para o trabalhador.

Em alguns casos o aumento supera esse índice. Foi o caso da carne, segundo Rinaldo, que subiu 7,79% nas últimas semanas, ao mesmo tempo em que os trabalhadores comemoravam a conquista de 7% de reajuste de seus salários nos frigoríficos na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul. O leite é outro exemplo, ganhou aumento de 7,77% recentemente, informa Rinaldo.

“As autoridades – segundo o sindicalista – precisam tomar medidas para que o poder de compra dos salários reajustados nas suas respectivas datas base, seja respeitado. Entendemos que as indústrias precisam ter seus lucros, mas não podem repassar integralmente seus custos ao consumidor. Precisam sim é queimar um pouco de suas gorduras, reduzindo sua larga margem de lucro".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114