Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 03 de maio de 2019, 14h02

Programa focado na cooperação e cidadania mostra experiências e resultados positivos


 

.

Cooperação e Cidadania, esses foram os princípios abordados na Roda de Conversa entre professores, gestores, representantes do Banco Sicredi, do Banco Central e da Secretaria Municipal de Educação (SME), sobre o Programa A União faz a Vida, implementado no município há cinco anos, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Fundação Sicredi. O encontro realizado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Henrique da Silva Prado no início da semana, foi marcado por experiências positivas promovidas através do programa.

Durante a roda de conversa, realizada na segunda-feira (29), foram compartilhadas as atividades desenvolvidas nas unidades escolares através do programa que fortalece a convivência, a cooperação, o diálogo e o comportamento solidário. A coordenadora de Programas e Projetos da SME, Jane Regina disse que durante esses anos acompanhando o programa, pôde presenciar a mudança no comportamento dos alunos e da comunidade escolar. “Não é apenas um trabalho pautado na metodologia de projetos, ele vai além, trabalhando os princípios e valores das nossas crianças, que é o que nos almejamos, formar cidadãos com responsabilidade social”, destacou Jane Regina.

Os professores e gestores das EMEBs Henrique da Silva Prado, Quintino Pereira de Freitas e Antônio Ferreira Valentim, que participaram da roda de conversa, relataram como a implantação do programa transformou o ambiente escolar. “Estamos há três anos desenvolvendo o programa, que tem motivado e envolvido os alunos e suas famílias. Através da mascote Abelhinha, que os alunos levam para casa e anotam em um diário as experiências, eles vivenciam os princípios e valores do programa com suas famílias. Além disso, a iniciativa tem despertado a imaginação e construído saberes, compartilhado o amor, amizade, solidariedade, cooperação e respeito à diversidade”, relatou a professora Eliana Patrícia Martins Borges, da EMEB Antônio Ferreira Valentim.

“Nós queremos fortalecer o processo de aprendizagem das nossas crianças da rede. Estamos trabalhando com o princípio da humanização e o programa se encaixa perfeitamente com o nosso objetivo. Ele vem modificando e melhorando a realidade das unidades escolares”, declarou a diretora de Ensino da SME, Zileide Lucinda dos Santos.

A EMEB Quintino Pereira de Freitas desenvolve o União faz a Vida desde 2016 e já realizou 51 projetos dentro do programa, voltados ao meio ambiente, sustentabilidade, respeito ao próximo, bullying, entre outros. A professora Rose Mary de Holanda Portela disse que no ano passado, ao trabalhar o tema bullying com os alunos, observou uma mudança de postura. “Foi visível a transformação no comportamento deles com o próximo, respeitando o colega e o professor, passando a serem crianças mais responsáveis e comprometidas com a questão escolar e também no ambiente familiar, onde os pais também notaram a mudança para melhor dos filhos”, acrescentou Rose Mary.

Os alunos da EMEB Henrique da Silva Prado, dentre os diversos trabalhos que desempenham dentro do programa, realizaram o Projeto “Ispia aí, Culinária Cuiabana”, focado no resgate da culinária local. Através da Expedição Investigativa, eles foram até o Mercado Municipal conhecer os ingredientes dos pratos Maria Isabel, Farofa de Banana, Bolo de Arroz e Pixé. Depois, na escola, preparam as delícias. “Os alunos mostraram ao pais o que aprenderam e queriam preparar em casa, junto com eles, os pratos típicos. Isso é uma forma de resgatar a nossa cultura e fortalecer os vínculos com a família. O programa veio enriquecer a escola, onde o diferencial está nos valores que são colocados na vida das crianças e nós vemos os resultados positivos desse trabalho. Sem dúvida essas crianças serão pessoas melhores no futuro”, afirmou o professor Azuil Bastos, que desenvolveu o projeto com os alunos.

Diante de todos os depoimentos, o diretor Executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas disse que podemos fazer a diferença nos alunos e nas suas famílias. “Nós acreditamos que investindo nesses valores, construiremos uma sociedade para nossos filhos embasada no cooperativismo. Cuiabá é um dos bons exemplos, e abraçou a causa. É uma rede de acreditadores e a educação é um instrumento para isso. A educação não muda o mundo, mas pessoas capacitadas através da educação mudam”, ponderou Roberto Vargas.

O Programa A União faz a Vida está implantado em seis escolas da rede municipal de educação. São elas as EMEBs Octacílio Sebastião da Cruz, escola pioneira do programa em Cuiabá, Henrique da Silva Prado, Quintino Pereira de Freitas, Antônio Ferreira Valentim, Senador Darcy Ribeiro e Francisca Figueiredo de Arruda Martins, escola em tempo integral que adotou o programa em 2019 e já iniciou a formação dos professores para efetivar o programa.

O Programa A União faz a Vida

Criado em 1995, o programa visa desenvolver os princípios de cooperação, cidadania e protagonismos nas crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa, buscando uma educação integral dos alunos, a partir de uma proposta metodológica que torne as aprendizagens mais significativas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114