» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Sexta, 03 de maio de 2019, 15h11

Cuiabá realiza DIA D Contra Influenza neste sábado


.

Neste sábado (04), a Prefeitura de Cuiabá realizará o ‘Dia D’ de mobilização nacional da 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Em toda a cidade, estarão funcionando 67 salas de vacina, incluindo três salas na área rural no Distrito da Guia, Rio dos Peixes – que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro/ Barreiro Branco e Aguaçu. O horário de atendimento em todas elas será das 08h até as 17h, sem intervalo para almoço, sendo que a abertura oficial da mobilização será no Centro de Saúde Pico do Amor, às 8h30.

A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de alavancar a meta de imunizar 90% dos 136 mil cuiabanos inseridos nos grupos tidos como prioritários e de risco. Isso porque desde o dia 10 de abril até esta quinta-feira (02) menos de 30% deste público havia buscado a vacina, que segundo o Ministério da Saúde, previne contra três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

“Infelizmente a busca pela imunização está baixa em todo o país. Em Cuiabá, por exemplo, apenas cerca de 20 mil pessoas considerados pertencentes aos grupos de risco foi aos postos se vacinarem. Diante da meta baixa convocamos os idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses a menores de 05 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) e pessoas com doenças crônicas comprovadas a virem aos postos se vacinar. A imunização é a única maneira de ficarmos longe dessas doenças graves”, frisou o secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho.

A definição do público-alvo segue critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de estudos epidemiológicos – nos quais também estão inseridos os adolescentes e adultos privados de liberdade. Este ano, o governo federal, ainda incluiu membros da segurança pública como pertencentes ao grupo prioritário.

VACINAÇÃO DAS AMÉRICAS

Neste ano, o ‘Dia D’ também englobará a campanha de mutivacinação das Américas. A estratégia, que é usada para atualizar os calendários de vacinação da população de forma integrada entre os países das Américas foi lançada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na capital mato-grossense, no dia 22 de abril e se encerraria no dia 26. Entretanto, considerando que o objetivo da Vacinação das Américas é a erradicação de doenças como o sarampo e rubéola, que já haviam sido extintas, mas, pela baixa cobertura vacinal, voltou a circular em algumas regiões, o prefeito Emanuel Pinheiro decidiu prolongar a estratégia até este sábado.

Para atender os dois públicos, a diretora de Atenção Básica Miriam Naschenveng explicou que a equipe foi reforçada. “Normalmente mobilizamos cerca de 400 pessoas, entre profissionais de enfermagem e da Vigilância em Saúde para a mobilização nacional contra a Influenza. Entretanto, como o prefeito se comprometeu em estender a Vacinação das Américas até amanhã, nós colocamos mais 600 pessoas para ampliarmos o atendimento. Com mil pessoas estaremos preparados para atender com qualidade todos os cuiabanos que vierem aos postos se proteger destas doenças terríveis”, finalizou.

Serviço

Dia “D” de Mobilização Nacional – Campanha de Vacinação contra a Influenza e Vacinação das Américas

Dia – 04 de maio

Horário – 08h30

Local – Centro de Saúde Pico do Amor, Rua Capitão Iporã, s/nº - Pico do Amor 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114