Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 07 de maio de 2019, 13h37

Vereadores participam da festa de Nossa Senhora de Guia na abertura da comemoração dos 152 anos de V


.

 Os vereadores de Várzea Grande participaram nesse domingo (05.05) da procissão e missa campal em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Guia, padroeira do município. O tradicional evento católico abre os festejos dos 152 anos de fundação de Várzea Grande.

A procissão em honra à santa protetora teve o ponto de partida na frente da capela de Nossa Senhora da Guia e seguiu pela região central da cidade. No trajeto, os fiéis juntam ao andor de Nossa Senhora da Guia e aos andores das 21 paróquias vinda de vários bairros, para louvarem e agradecerem às bênçãos recebidas. Ao final da procissão houve a celebração da missa campal no Centro de Evangelização Padre Aldacir Carniel – Cepac.

Emocionado, o rei da festa em 2019, vereador Gidenor Anselmo de Menezes – Gordo Goiano (PTC), disse ser um servo da padroeira. “A emoção é grande em participar desse grande festejo. Sou o rei da festa, ser um rei da festa é ser servidor, é ser um operário de Nossa Senhora da Guia”, declara Gordo Goiano.

O vereador lembrou ainda como ocorreu a vinda da santa protetora: “Nossa Senhora da Guia é padroeira de Várzea Grande e padroeira de nossas vidas. A Santa que sempre esteve desde a emancipação do nosso município, se tornou padroeira de nossa cidade desde 1800, quando veio de Portugal para Mato Grosso, ela foi em Poconé, e de lá veio para o município doada por uma família paraguaia”, pontua.

O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Fábio José Tardin – Fabinho (DEM), ao externar sua fé, declarou que festa é importantíssima e representa a cultura municipal. “Eu sempre participo deste ato de fé, ano passado estava aqui, hoje de novo. Estou na festa deste povo ordeiro e muito religioso, temos muita fé em Deus e em Nossa Senhora da Guia. O festejo da padroeira é muito bonito e temos que estar aqui representando não só a Câmara Municipal, como a população de Várzea Grande”, disse.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos (DEM) destaca ter dois motivos para se sentir honrada em participar da tradicional festa. “A primeira por ser Nossa Senhora da Guia minha santa de devoção e a segunda porque ela é a padroeira de nossa cidade. Este é também um momento de fortalecimento de fé e comunhão entre todas as comunidades que participam dos festejos. Precisamos valorizar esta ação religiosa e também agradecer a todos os envolvidos na promoção deste evento”, declara Lucimar.

O senador da República Jayme Campos (DEM), considerou a festa de Nossa Senhora da Guia, uma das mais tradicionais de Mato Grosso. “Além da população da cidade, se encontram aqui famílias vindas de várias regiões do Brasil. É com certeza uma das maiores manifestações católicas do nosso Estado.”

Também participaram do ato religioso os vereadores, Ícaro Reveles (PSB), Nilo Campos (DEM), Rodrigo Coelho (PTB), Claido Celestino Batista – Ferrinho (Avante) e Rogério França Martins – Rogerinho da Dakar (PV).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114