» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Sexta, 24 de maio de 2019, 14h14

Semana da Transparência será realizada em Cuiabá até 30 de maio


Plantar uma semente para que, futuramente, os bons frutos sejam colhidos. Foi com essa meta que a Prefeitura de Cuiabá deu início, nesta quinta-feira (23), à 6ª Semana da Transparência. O evento segue até o dia 30 de maio no Palácio Alencastro e conta com a participação de pelo menos 470 alunos da rede municipal de ensino da Capital. A ideia é que, com uma linguagem lúdica e de fácil compreensão, as crianças sejam, desde agora, inseridas no processo de controle social.

.

Para isso, durante todo esse período, a Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, traz para dentro da Prefeitura, alunos de nove escolas municipais e de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Todos eles aproveitarão de uma programação diversificada que envolve atividades educativas, culturais e de lazer.

“São atividades que serão desenvolvidas nos períodos matutino e vespertino. Em cada um deles, uma unidade de ensino diferente estará participando. A divisão foi uma forma encontrada para aproveitar melhor o tempo e potencializar o aprendizado. Cada uma dessas crianças, ao participarem da Semana da Transparência, têm uma oportunidade de já aprender um pouco sobre os direitos e deveres do cidadão”, explicou o controlador-geral do Município, Marcus Brito.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, a Semana da Transparência é um evento que leva o conhecimento diretamente para a ponta da sociedade, preparando os alunos para o futuro. “Para nós da Educação, é extremamente satisfatório poder abrir as portas das nossas unidades para um programa que vai ajudar no desenvolvimento das nossas crianças. Isso representa o poder do saber o que é certo e errado sendo repassado para aqueles que, nos próximos anos, vão ajudar na administração da cidade”, destacou.

Palestra

Neste ano, a Semana da Transparência trouxe como novidade em sua abertura, a realização de uma palestra para 90 alunos de direito Faculdade Cândido Rondon. A conferência foi ministrada pelo procurador-geral de Contas Adjunto, do Ministério Público de Contas (MPC), William de Almeida Brito Junior, que falou sobre a atuação do MPC e a transparência na administração pública.

“Quanto mais pessoas e órgãos de controle estiverem engajados em busca do mesmo objetivo, em pouco tempo, sem dúvida, teremos um controle social mais participativo e consciente. A transparência é o caminho para fortalecer esse controle social”, salientou o procurador-geral.

A Semana da Transparência foi instituída pela Lei Municipal nº 5.853/2014 e acontece sempre no mês de aniversário da Lei de Acesso à Informação (LAI). Nesta quinta-feira, participaram da abertura alunos do CMEI Névio Lotufo e EMEB 8 de Abril. 

Confira abaixo a programação:

Data: 24 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Filogônio Corrêa

Hora: 14h às 16h30

EMEB 8 de abril

Data: 27 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Antônio Ferreira Valentim

Data: 28 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Henrique da Silva Prado

Hora: 14h às 16h30

EMEB Orzina de Amorim Soares

Data: 29 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Prof.ª Francisca Martins

Hora: 14h às 16h30

EMEB Quintino Pereira de Freitas

Data: 30 de maio

Hora: 8h às 10h30

EMEB Ten. Octacílio Sebastião da Cruz

Hora: 14h às 16h30

EMEB Santa Cecília


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114