Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 31 de maio de 2010, 08h10
Campo de concentração

Galindo inaugura reforma do PS alvo de denúncias do CRM


Em meio a denúncias de irregularidades apontadas pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso - CRM - , o prefeito de Cuaibá,  Francisco Galindo decidiu inaugurar hoje, às 9h00, a reforma do Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá, onde foram gastos R$ 6 milhões - segundo o próprio prefeito, que não especifica a fonte. A inauguração já esteve prevista para ser inaugurada em março passado.

Na semana passada, num levantamento feito pelo próprio presidente do CRM, Arlan de Azevedo Ferreira, foi constato que as condições de atendimento aos doentes é precária no pronto socorro da Capital. Fotos disponibilizadas para a imprensa mostram um idoso recebendo atendimento no chão, enquanto que cestos de roupas usadas representavam profileração de alto risco de infecção hospitalar.  O problema foi encaminado ao Ministério Público Estadual, que por sinal há três anos já havia tomado conhecimento dos problemas há época.

Francisco Galindo afirma que está tendo todo o cuidado para que "a obra fosse entregue em condições necessárias para oferecer atendimento digno ao cidadão. É uma obra que estamos tratando com prioridade” ressaltando que a reforma segue as exigências do convênio firmado com o Governo Federal através do programa Qualisus.

Para o secretário Maurélio Ribeiro a obra tem dimensões maiores do que a reforma estrutural. “Os profissionais estão preparados para atender o cidadão. O fluxo de atendimento de pessoas é muito grande e somos hoje o Hospital de referência no Estado. O Pronto Socorro é uma engrenagem nesta peça fundamental que é a Saúde Pública”, observou. O presidente do CRM, em entrevista coletiva, contrapõe afirmando que o setor mais importante do PSM foi esquecido, que o de urgência e emergência. "Se transformou num verdadeiro caos. O profissional não tem estrutura, faltam equipamentos e privacidade no atendimento". "O que se vê no Pronto Socorro são cenas de filmes de guerra, um verdadeiro campo de concentração"- frisou Arlan de Azevedo.

 

No final da semana, o encaminhamento proposto pelo Conselho Regional de Medicina seria pelo pedido de fechamento do Pronto Socorro de Cuiabá. "Já apresentamos essas inconformidades ao Ministério Público Estadual. Se persistir essa precariedade oferecida aos profissionais, dificultando o atendimento médico, levaremos o caso ao Ministério da Saúde e à Justiça a proposta de indicativo de fechamento", revelou Azevedo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114