Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 09 de junho de 2010, 15h24
Controle

TCU detecta falhas na aplicação de recursos do SUS em Mato Grosso


Ausência de atualização física e financeira por parte das secretarias de saúde, persistência da informalidade da contratação de serviços de saúde e a falta de um sistema informatizado para facilitar o processo regulatório e controlar o fluxo de informação fazem parte das irregularidades mais relevantes contatadas pelo Tribunal de Contas da União na utilização dos recursos transferidos para o Sistema Único de Saúde em Mato Grosso.

A Secretaria Executiva do Ministério da Saúde terá de apresentar ao TCU, em 90 dias, um plano com metas e cronograma para a implantação definitiva do Cartão Nacional de Saúde em todas as unidades pertencentes ou conveniadas ao SUS.  Além de Mato Grosso, a situação afeta ainda os estados de Minas Gerais, Pará, Paraná, Piaui, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O tribunal também determinou à Secretaria de Atenção à Saúde que dê apoio técnico para que a Secretaria de Saúde do Maranhão implemente o plano de Programação Integrada (PPI), que tem como objetivo a organização da rede intergovernamental de serviços do SUS, e que defina estratégia de fiscalização para verificar a regularidade na formalização de contratos do SUS.
Segundo o ministro José Jorge, relator do processo, o (PPI) ainda é uma realidade distante de ser concretizada. Cópia da documentação foi encaminhada ao ministro de Estado da Saúde e ao Secretário de Atenção à Saúde.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114