» mais
Comentar           Imprimir
Cuiabá&VG
Sexta, 21 de junho de 2019, 12h11

Talentos são descobertos nos cursos do Programa Qualifica 300


Os cursos oferecidos pelo programa Qualifica 300 - Edição Mulher nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) tem revelado grandes talentos.

.

Apesar de vivências um pouco diferentes, duas alunas que estão participando do curso de manicure e pedicure na unidade de atendimento do bairro Pedra 90, carregam um mesmo objetivo, uma mudança de vida. O objetivo é conseguir uma renda mensal um pouco melhor, para proporcionar maior qualidade de vida para as suas famílias.

Natural da Bolívia, Lucy Maida Zeballos Masaí mudou para Cuiabá com os filhos em busca de oportunidades no campo profissional. Sem nenhuma perspectiva de vida até então, ela conta que quando chegou em Cuiabá, passou por momentos difíceis.

Em conversa com vizinhos, disseram da existência do Cras, que tem como objetivo principal, auxiliar pessoas carentes a encontrar meios para sua subsistência e de sua família. “Quando cheguei ao Cras fiquei sabendo dos cursos que estavam sendo oferecidos. Por já ter certa noção em desenhos artísticos de unhas, escolhi o curso de Manicure. Deus foi tão bom que estou aprendendo e já estou trabalhando. Só posso agradecer a ajuda que recebi da Prefeitura”, comentou a boliviana.

Outro exemplo de força e superação, Nádia Costa também não mede esforços para oferecer uma vida com qualidade para a família. Além de cantora nas horas vagas, ela tem nos fundos de sua casa, seu próprio salão de beleza. Percebendo a dificuldade de poder contar com o suporte de uma manicure, quando soube do curso, não hesitou e logo fez a inscrição. “Sempre que a cliente ia ao salão fazer algo no cabelo, queria aproveitar o tempo e fazer a unha. Sempre ficava na dependência de uma profissional, por isso resolvi unir mais uma técnica, para atender todas as expectativas”, salientou Nádia.

A coordenadora do Cras Pedra 90, Cibele Rodrigues fez questão de ressaltar que os cursos do Qualifica 300, desde as primeiras turmas tanto de bolos e doces decorados e designer de sobrancelhas, a procura foi grande. Além disso, mencionou Cibele, os resultados já estão sendo registrados. “Participo dos grupos formados nas redes sociais e lá elas colocam que já estão trabalhando e conseguiram ganhar o próprio dinheiro. Agora, nesse curso de manicure e pedicure, está sendo da mesma forma. Antes mesmo de encerrar as aulas, já estão me cobrando novos cursos. Não querem parar, ainda mais que não precisam sair do bairro para se qualificar. É muito gratificante”, frisou Rodrigues.

Edição especial - O Programa Qualifica 300 - Edição Mulher é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), levando aos bairros da Capital, nove cursos de três áreas diferentes, totalmente gratuitos e de fácil acesso, uma vez que, as aulas são realizadas nos 14 Cras espalhados por Cuiabá.

“Uma das nossas determinações são que os cursos sejam próximos das casas dessas pessoas para facilitar o acesso. Muitas vezes, o deslocamento ao centro da cidade inviabiliza a pessoa que está procurando oportunidade. Estamos indo aos bairros que é uma bandeira da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, concluiu a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A edição do programa é exclusivamente voltada às mulheres. Em 2018, foram mais de 900 capacitações realizadas, na ocasião, em parceria instituída com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114