Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 19 de junho de 2010, 11h35
Ribanceiras

Voluntários poderão minimizar riscos em Chapada dos Guimarães


Objetivo é minimizar sinistros na região do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães


Nova temporada preparatória dos 'soldados voluntários da natureza' já se encontra aberta na área de Saúde da Salgadeira, focada em estágio na área de Resgate e Salvamento em Ribanceira. "É mais uma iniciativa importante para preservar vidas", afirmou José Carlos Bazan, 'Pardal'. "Com saúde não se brinca" - complementa. "É preciso priorizá-la sempre. E o Uno Águia, grupo presente na Salgadeira, tem contabilizado vitórias expressivas em relação às metas de preservar o meio ambiente e proporcionar segurança a quem usufrui de suas belezas".

'Pardal', gerente do Terminal Turístico da Salgadeira (43 km de Cuiabá), se referia à abundância de sinistros que o balneário registra anualmente, a despeito dos vários projetos e ações preventivas, iniciativa da Aderco (Associação de Defesa do Rio Coxipó) e da administração da Salgadeira. "Nós treinamos e disponibilizamos equipes para garantir com que nada de ruim aconteça ao meio ambiente (região da Salgadeira) e, também, aos visitantes".

Bazan também observa ainda que, apesar de ser um tema destacado na sociedade, a busca pela manutenção da 'Qualidade dos Serviços Públicos em Saúde' interliga-se principalmente à eficiência segura do socorro emergencial. "É o que realizamos prontamente na MT 251, dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Aproximadamente 78 ocorrências (acidentes diversos) foram registradas na região dessa rodovia, apenas em 2010. Isso nos levou então a abrir nova temporada de estágio em Resgate e Salvamento em Ribanceira".

Valdirene Costa, diretora da Aderco, enfatiza que conscientização é fator primordial para se estabelecer índices aceitáveis no âmbito preocupante de acidentes naquela região do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. "O resgate de turistas em ribanceiras se alterna com o índice de sinistros na MT 251. Sem contar a quantidade de pessoas, adultos e crianças, que se perdem na mata, nas adjacências da Salgadeira. E quando eclodem queimadas, de origem geralmente criminosa, a complicação para resgatá-las é dobrada".

A ambientalista detalha que o Complexo Social e Turístico da Salgadeira corresponde a áreas de lazer, recreação, pontos de observação de pássaros, áreas de escaladas, quadras de esporte e locais para banhistas. "Esse é um ponto turístico de parada obrigatória", ressalta Valdirene. "Em 2009, por exemplo, estiveram aqui 244 mil visitantes. O setor administrativo da Salgadeira e a Aderco estabeleceram assim parcerias de trabalho para que essas visitas não alterem a normalidade local, sem agressões de qualquer espécie".

Os membros voluntários do Águia Uno, finaliza o administrador do Terminal, José Carlos Bazan, 'têm sido anjos da guarda da natureza e de quantos aportam no Terminal para contemplá-la'. O estágio em Salvamento e Resgate, diz, encontra-se em andamento na Salgadeira desde 2005, época do desmoronamento do Véu de Noiva:

"Foi instituído para garantir maior segurança ao turista. E com vistas à Copa 2014, é preciso formar um contingente de técnicos na área de Saúde, em todos os níveis. No caso dos voluntários para Salvamento e Resgate em Ribanceira, são capacitados para atuar eficientemente em casos de urgência e emergência. Sem dúvida, esse projeto contribui com o desenvolvimento ambiental da região; é mais uma ação direcionada à causa ecológica. De quebra, preserva vidas humanas".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114