Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 24 de agosto de 2019, 16h51

Pinheiro inaugura UBS Jockey Clube e beneficia famílias de 10 bairros da Regional Sul


 A unidade, que recebeu o nome de um dos ícones da ortopedia em MT, terá capacidade de 10 mil atendimentos mensais

 

.

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na noite desta quinta-feira (22) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jockey Clube. Com investimento de R$ 859.250,14, viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do Município, a unidade recebeu o nome de um dos ícones da ortopedia em Mato Grosso, Dr. Augusto Antônio de Carvalho, e vai beneficiar famílias de 10 bairros da Regional Sul.

Com capacidade de acolher duas Equipes de Saúde da Família (ESF) – o que corresponde a uma capacidade operacional de 10 mil atendimentos/mês, o local foi entregue totalmente climatizado, equipado com novas mobílias e ainda com salas odontológicas.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a entrega faz parte da continuidade do trabalho de humanização da Saúde, que está verdadeiramente virando a página e mudando para melhor a vida daqueles que dependem exclusivamente dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

“Essa entrega é mais uma prova de que meu compromisso em melhorar e humanizar os atendimentos em saúde nos bairros, onde se encontra 100% da população que depende exclusivamente dos serviços públicos, está sendo honrado. Já revitalizamos e entregamos 27 Programas de Saúde da Família, que são os PSFs que estavam sem reformas há décadas e, no mesmo molde de qualidade, as 500 famílias do Jockey Clube e mais 9.500 pessoas dos outros nove bairros adjacentes terão um local de qualidade, moderno e aconchegante para receberem serviços humanizados e com a atenção que a população merece para cuidar de sua saúde”, frisou Pinheiro.

Marcelo Mendes Cardoso, representante da Associação de Moradores do Jockey Clube agradeceu o empenho do prefeito e do secretário municipal de saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho em trazer esse benefício para a comunidade. “Aguardamos por muitos anos a construção desta UBS, mas estávamos largados por gestões anteriores e sabíamos que este era um recurso que estava praticamente perdido. Por isso, queremos agradecer de coração a esta gestão, que vem fazendo a diferença. Essa unidade vai melhorar significativamente a vida de toda a nossa comunidade, que até então não tinha posto de saúde. E essa inovação trará, sobretudo, crescimento a uma região que há 30 anos estava à mercê de marginais”, disse.

Para a moradora do Jockey Clube, Camila Silvanério a UBS é a realização de um sonho. “Após tantos anos morando em frente a um matagal que era esconderijo de bandidos, a construção da UBS é mais que um sonho. Eu pensava inclusive em mudar da região por conta do medo. Agora essa possibilidade está descartada. Vou poder abrir minha porta e contemplar uma unidade de saúde. Quero parabenizar a gestão Emanuel Pinheiro, porque todos os outros gestores queriam fazer pista de caminhada. Estou muito feliz, é um ganho inestimável. Agora é só aguardar o comércio que virá movimentar a economia do nosso bairro após essa aquisição”, contou.

De acordo com o secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, a unidade já entra em funcionamento na próxima segunda-feira (26). “Aos moldes de um PSF, a unidade prestará todos os atendimentos inerentes da Atenção Básica com um diferencial de humanização do prefeito, que será a odontologia. Preparamos tudo e a equipe já está preparada e qualificada para iniciar os atendimentos de livre demanda à população na próxima segunda-feira, fortalecendo a virada de página na Saúde”, finalizou.

AUTORIDADES PRESENTES

Além do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário municipal de saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, fizeram parte do dispositivo de honra os vereadores Adevair Cabral, Adilson Levante, Zidiel Coutinho, Juca do Guaraná Filho, o presidente do bairro Jockey Club, Mauro César Gonçalves, Cleiciane Tábile, enfermeira chefe da unidade, Fernando Augusto de Carvalho, irmão do homenageado com o nome na UBS, a pastora Gideonita Venância e o presidente da União Coxipoense das Associações dos Moradores de Bairros - UCAM, José Maurício Pereira. Várias outras autoridades e lideranças comunitárias da região também estiveram presentes ao evento.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114