Cuiabá | MT 24/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 30 de julho de 2010, 18h02

Justiça Comunitária promove palestra com Proerd


O programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, coordenado pela juíza Helena Maria Ramos Bezerra, realizou ontem (29 de julho) mais uma etapa da educação continuada dos agentes comunitários da Justiça. Uma palestra abordando o tema drogas foi ministrada pela instrutora militar do Programa de Resistência às Drogas (Proerd), soldada Juliana Martinês Andrade. A iniciativa ocorreu na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva e contou com a participação de 25 agentes.

“Esse é o mal do século. Quase todos os problemas relacionam-se ao uso das drogas, fato que atinge todas as classes sociais”, destacou a juíza coordenadora do programa.

Durante a palestra, que teve a duração de duas horas e meia, a instrutora abordou, além de questões relacionadas a drogas ilícitas, o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. Houve o alerta para o prejuízo causado à família e à sociedade pelo início do vício em drogas, bem como seus efeitos, que são ainda mais devastadores quando se trata do uso de crack e cocaína, por exemplo.

Os agentes participaram ativamente do debate e agora estão mais preparados a contornar situações ligadas a esse tema. É assim que a agente Kelli Lopes Félix, que trabalha no bairro Jardim Industriário II, se sentiu após a palestra. Para ela, o encontro ajudou a esclarecer os impasses causados pelas drogas dentro da estrutura familiar e da sociedade. “Nós, como agentes, participamos ativamente dentro da sociedade e nosso papel será o de multiplicar o conhecimento. Discutimos a possibilidade de formar grupos e ir até as escolas, ampliando as discussões. Devemos proporcionar a valorização da vida e da saúde”, opinou.

Agente no bairro CPA III, também na Capital, Carlos Eduardo Gonçalves Metran achou a palestra muito elucidativa e disse que os conhecimentos serão de grande valia para os agentes. Relatou, inclusive, que já atendeu vários casos relacionados ao uso de drogas. “Atendi o caso de um menino de 14 anos, que, segundo a mãe, só aparece em casa uma vez por mês. Ele tenta furtar a todo instante para manter o vício. Em outros casos, os filhos são mais agressivos. Na abordagem, os traficantes dão roupas, sapatos e remédios, depois os menores se tornam dependentes e aí começam os problemas. Em muitos casos os meninos chamam o traficante de pai”, contou o agente.

O tema para a palestra realizada ontem foi indicado pelos próprios agentes comunitários, que responderam à seguinte pergunta: Qual o maior problema em seu bairro? Em todos os casos, as respostas apontaram para o uso de drogas. Com as informações recebidas, os agentes deverão se organizar e explicar a sua respectiva comunidade como o vício tem início e o que pode ser feito para evitá-lo.

Atualmente o programa Justiça Comunitária tem postos nos seguintes bairros em Cuiabá: Jardim Presidente II; Jardim Imperial I; Jardim Vitoria; Perra 90; Jardim Industriário II; CPA II; CPA III; CPA IV; Paiaguás; Planalto; Praeiro; Novo Colorado; e Santa Isabel.

PALESTRA - O Proerd foi criado em Mato Grosso pelo Decreto nº 5.651/2002. É um programa cooperativo entre as Polícias Militares do Brasil e atua junto às escolas e famílias, voltado à orientação e conscientização. Entre as principais lições estão a abordagem do tema drogas, noções de cidadania, técnicas para resistir a pressão para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência e valorização da vida.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114