Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 06 de agosto de 2010, 10h37
Dia dos Pais

Saiba quais são os principais exames preventivos para os homens


Segundo dados do Ministério da Saúde, as mulheres realizam seis vezes mais exames preventivos do que os homens. A consequência disso é que os homens, em geral, vivem sete anos menos que as mulheres, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). De acordo com Selmo Minucelli, oncologista e hematologista da DASA, que é representada em Mato Grosso pelas marcas Cedic/ Cedilab, em idade reprodutiva, as mulheres têm como vantagem uma proteção natural fornecida pelos hormônios femininos, como o estrogênio. Os homens, além de fazer menos exames preventivos, tendem a fumar e beber mais, além de serem mais sedentários e terem, na média, mais sobrepeso.

 Segundo o médico, não há idade limite para começar a fazer exames preventivos. Caso o homem fume, esteja acima do peso, tenha antecedentes familiares e seja sedentário, deve iniciar uma rotina de exames a partir dos 30 anos, com acompanhamento médico. Se os resultados estiverem dentro de índices normais, os exames devem ser repetidos a cada dois anos e, se alterados, semestralmente ou a critério do especialista.

Caso não tenha antecedentes ou fatores de risco, os exames devem ser iniciados, no máximo, aos 40 anos de idade e repetidos também a cada ano. "Se o paciente já é portador de doenças como hipertensão arterial e diabetes, a rotina de exames deve ser mais complexa e definida caso a caso, de acordo com a medicação utilizada", acrescenta Minucelli.

 O oncologista alerta para dois exames importantes para os homens: o de próstata e o testicular. O de próstata deve ser feito a cada ano a partir dos 40, e inclui o toque retal e a medida sanguínea do PSA (antígeno específico da próstata). Se a pessoa tiver história familiar, deve iniciar este exame antes dos 40 anos. Já o exame testicular é de suma relevância, já que o câncer de testículo é o mais comum em homens entre 15 e 35 anos e geralmente tem cura, especialmente se for detectado logo. O próprio paciente deve se auto-examinar mensalmente, procurando alterações e crescimentos anormais e, se notar algo, deve procurar imediatamente um médico. O exame feito pelo médico deve ser realizado a cada dois ou três anos.

 Segundo Minucelli os homens, assim como as mulheres, devem se submeter aos exames laboratoriais. Entre eles, os principais são: análise completa de urina, fezes e de sangue para verificar índices de lípides (como colesterol e suas frações, triglicérides), glicemia (para diagnóstico de diabetes), contagem de plaquetas, creatinina, uréia e eletrólitos (cálcio, potássio, magnésio e sódio) e radiografia de tórax.

 

Devem fazer parte dessa avaliação geral, também, exames como eletrocardiograma, teste de esforço e ecodoplercardiograma em cores. Os resultados desses exames devem ser analisados por especialistas que acompanham o paciente e que, conforme os resultados, continuam com avaliações e exames mais específicos.

 

Minucelli explica que a diferença entre preventivo e check-up é que os exames preventivos são específicos para determinadas doenças como, por exemplo, os preventivos de câncer (como o de próstata) ou o preventivo cardiológico, que abrange somente os exames ligados à saúde do coração. "O check-up é um conjunto de ações mais abrangentes, multidisciplinares, que envolvem o diagnóstico, orientação e também a prevenção de doenças. Abrange os ditos preventivos, sendo uma avaliação mais completa de saúde", define o médico.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114