Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 09 de agosto de 2010, 09h55
Pós-graduação

IFMT lança pós-graduação em Educação do Campo no Núcleo Avançado de Poconé


“Educação do Campo: Saberes Pantaneiros e Socioeconomia Solidária” é o título da pós-graduação lato sensu ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres, no Núcleo Avançado do Pantanal, em Poconé. O curso, voltado para educadores do campo e outros graduados, marcará a abertura das atividades acadêmicas da instituição no município.

 

A proposta foi construída a partir do diálogo com a comunidade, por meio de audiência pública e em levantamentos realizados em reuniões com educadores, escolas e lideranças comunitárias. “Para elaboração do projeto pedagógico do curso visitamos todas as escolas rurais e as escolas municipais e estaduais urbanas de Poconé. Mais de uma centena de professores responderam a questionário descritivo e demonstraram a importância de uma pós-graduação que de fato discutisse a realidade campesina no município e que levasse em consideração os aspectos culturais, sociais, econômicos, e ambientais da região”, explica o coordenador do Núcleo, professor Silvano Carmo de Souza.

 

Desenvolvida em parceria com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Poconé e as secretarias de Agricultura e Educação do município, a pós-graduação oferece 70 vagas para graduados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, sendo 35 vagas voltadas para educadores que estejam, comprovadamente, atuando em escolas do campo.

 

Com carga horária de 400 horas mais trabalho de conclusão (TCC), o curso será realizado em sistema modular, tendo como eixo norteador a Agricultura Familiar e Sustentabilidade. Os eixos temáticos são Agricultura Familiar: identidade, cultura, gênero e etnia; Condição Humana e Sustentabilidade; Sistemas de Produção e Processo de Trabalho no Campo; Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas; Economia Solidária; e Desenvolvimento Sustentável e Solidário com ênfase territorial.

 

As aulas terão início em 24 de setembro e serão ministradas em encontros mensais promovidos em finais de semana.

 

Os interessados deverão realizar as inscrições entre os dias 16 e 20 de agosto na Secretaria Municipal de Educação de Poconé. As vagas serão preenchidas por meio de processo seletivo. Outras informações pelo site www.cas.ifmt.edu.br

 

Saberes Pantaneiros

 

Situado a 100 km da capital, na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, no pantanal matogrossense, Poconé possui vinte e nove assentamentos e setenta e duas comunidades tradicionais, em sua maioria comunidades quilombolas. “Essas comunidades têm muito a nos ensinar sobre o verdadeiro significado de termos como a reforma agrária, solidariedade, conservação da biodiversidade e respeito à diversidade cultural. A pós-graduação será um espaço importante para a troca de saberes”, afirma Silvano.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114