Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 11 de agosto de 2010, 18h58

Curso de capacitação do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento


O Ministério das Cidades, em parceria com a Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) realiza nesta quinta e sexta-feira (12 e 13-08), em Cuiabá, o curso de capacitação dos técnicos que trabalham como gestores do
saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos) na coleta de dados das regiões Centro-Oeste e Norte do país. O evento será realizado no Memorial da Água “Engenheiro José Luiz de Borges Garcia”, durante todo o dia.

Participam do curso, profissionais dos departamentos de água e esgoto, serviços autônomos de água e esgoto, prefeituras e gestores de saneamento das duas regiões.
Serão responsáveis pela capacitação em Cuiabá, Adauto Santos do Espírito Santo e Fernando Bueno (Água e Esgoto), Rodrigo Benevnuto Luz e Elizamar Pereira do Nascimento (Resíduos Sólidos).

O SNIS foi criado em 1995 e consolidou-se como o mais importante instrumento de informações do setor de saneamento brasileiro, permitindo a compreensão do contexto do saneamento no país e contribuindo para a formulação e avaliação de políticas de tal área no governo federal. O sistema consiste num banco de dados administrado na esfera federal e contém informações sobre a prestação de serviços de água e esgoto, de caráter operacional, gerencial, financeiro, de balanço contábil e de qualidade dos serviços.

Desde 1995, as informações são atualizadas anualmente para uma amostra de prestadores de serviços existentes no Brasil. O sistema já publicou oito edições consecutivas do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, referentes aos anos de 1995 a 2002.

Conforme a presidente da Assemae nas regionais centro-oeste e norte, Cilbene Cristina Rocha Oliveira, o objetivo do curso é capacitar os técnicos para o melhor preenchimento e compreensão do programa de coleta de dados do Sistema Nacional de
Informações sobre Saneamento (SNIS), além de garantir a troca de experiência entre profissionais da área e melhorar a qualidade do trabalho dos técnicos.

A capacitação, segundo Cilbene Rocha, também promoverá uma reflexão sobre a própria atuação da autarquia, departamento, empresa ou órgão municipal responsável pelos serviços de saneamento dos seus respectivos municípios.

Assemae - é uma Associação sem fins lucrativos, que tem por objetivos ampliar, promover a interação, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento relacionados aos sistemas de
abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana, entre outros.

Serviço:

O quê: curso de capacitação dos técnicos que trabalham como gestores do saneamento.

Quando: quinta e sexta-feira (12 e 13-08)

Onde: Memorial da Água - Avenida Presidente Marques, 615, bairro Quilombo.

Horas: período integral

Mais informações 3645-9709

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114