Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 14 de agosto de 2010, 18h30

Guarda Municipal participa de curso oferecido pela Aeronáutica


O Guarda Municipal Cleyton Barbosa de Oliveira recebeu,  o certificado de conclusão do Curso Básico de Busca e Salvamento, realizado pelo comando da Aeronáutica, e ministrado entre os dias nove e 13 deste mês.

Ao todo, foram 40 horas de qualificação. Além da Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG), havia formandos do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e Militar, do Exército e da sociedade civil, além de membros da própria promotora do curso. Desta - que é a terceira turma – foram formadas 27 pessoas.

“A partir de agora, a Guarda Municipal está preparada para ser uma reserva técnica da Aeronáutica nas questões que envolvam busca e salvamento”, explica o secretário-comandante da GMVG, Rodrigo Alonso Lemes. O Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cuiabá, Capitão Rubem Bezerra Campos Júnior, ratifica a fala de Lemes. “Nosso objetivo com este curso é proporcionar ao aluno experiências de aprendizagem para familiarizar-se com os conceitos do Serviço de Salvamento e Resgate e valorizar a importância dessa atividade no Brasil, de modo que o qualifique a atuar como elo de facilidade”, acrescenta.

Ele conta que trabalhos de busca e salvamento requerem soluções eficientes. “O sucesso de uma missão depende da nossa rapidez. Quanto mais gente qualificada em busca em salvamento nos ajudar, mais êxito nas operações nós teremos”. Durante as aulas, os participantes receberam noções de procedimentos relativos a naufrágios, colisão de veículos e desastres aéreos.

O Capitão de Comunicação e coordenador do curso, Gilvan Jorge de Almeida, esclarece que esses formandos estarão auxiliando a Aeronáutica, principalmente, com informações mais precisas. Eles não participarão, diretamente, das operações. A próxima turma do Curso Básico em Busca e Salvamento está prevista para iniciar os estudos em 2011.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114