Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 16 de agosto de 2010, 17h46

Projeto de lei garante reciclagem de vidros automotivos em Mato Grosso


A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que torna obrigatório que os estabelecimentos de venda e instalação de vidros automotivos destinem os produtos substituídos para reciclagem. A matéria é de autoria do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).

O projeto obriga que as empresas geradoras de restos de vidros automotivos sejam inteiramente responsáveis pelo seu acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, disposição final, pelo passivo ambiental, bem como pela recuperação de áreas degradadas pelo acúmulo desses resíduos.

Segundo o parlamentar, a questão ambiental é uma preocupação mundial. “Aproximadamente um milhão e 500 mil vidros são descartados anualmente, nós precisamos voltar nossos olhos para o meio ambiente, saber qual destino este material deve tomar”, destaca.

“Sabemos que os vidros aumentam de tamanho para trazer benefícios ao motorista, proporcionar mais visibilidade, segurança, no entanto, essas vantagens são por outro lado, prejuízos sérios ao meio ambiente”, lembra Maluf, ao destacar o avanço do mercado e o impacto na natureza que isso traz ao cidadão.

O vidro é um dos materiais de mais difícil degradação se jogado na natureza, não havendo estimativa de tempo para sua decomposição. Soma-se a isso ainda, o fato de que, o pára-brisa automotivo é um produto de complexa reciclagem, pois depende de tecnologia especifica para separar os produtos que o compõem (vidro e plástico).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114