Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 08 de outubro de 2010, 09h09
Acervo

Biblioteca do TJMT atende servidores e comunidade


A biblioteca do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a qual reúne um dos mais modernos e atualizados acervos jurídicos do Estado, ganhou reforço expressivo este ano com a incorporação de mais 900 livros novos em seu patrimônio. Entre os títulos adquiridos estão os códigos comentados e obras literárias nas áreas de Direito Penal e de Processo Penal, respectivamente os mais procurados pelos usuários. Além de livros jurídicos, o acervo é formado por periódicos, revistas especializadas e, um conjunto de cd’s e dvd’s contendo jurisprudência. Dois títulos estão disponíveis em braile.

O acesso para leitura e pesquisa na biblioteca do TJMT é franqueado a toda a comunidade, no período das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. O empréstimo, entretanto, é permitido apenas para magistrados, servidores e estagiários da instituição. Na biblioteca, os usuários dispõem de bom espaço físico, iluminação condizente, cabines individuais para leitura, mesas para produção de trabalhos em grupo, e ainda terminais de computador para pesquisas on line. Associado a aquisições, a atualização do acervo é assegurada por meio de intercâmbio com outros tribunais, que propicia elevada qualidade, sobretudo acerca dos temas jurídicos.

De acordo com a servidora Amanda Fernandes de Sousa, responsável pelo setor, os códigos comentados são os campeões de consulta e empréstimo, enquanto as obras sobre Direito Penal e Processo Penal vêm despertando interesse acima do usual em função das últimas mudanças na legislação. As obras de Direito Comercial também figuram entre as mais requeridas para consultas ou empréstimos.

Com o objetivo de contribuir para registro e divulgação dos novos conhecimentos na área jurídica, a administração da biblioteca começou a incluir no acervo a produção acadêmica e intelectual de magistrados, servidores e estagiários. Nesse sentido já contabiliza em seu patrimônio teses e monografias com diversas abordagens do universo jurídico. Os autores interessados em disponibilizar suas produções, poderão manter contato por meio do endereço eletrônico biblioteca@tj.mt.gov.br. .

Para facilitar o acesso e poupar tempo aos interessados, o índice do acervo da biblioteca está disponibilizado no Portal do Tribunal de Justiça na internet, no endereço eletrônico www.tjmt.jus.br, e pode ser consultado no link “serviços – biblioteca”. A consulta das obras jurídicas pode ser realizada por autor, título, editora e por Classificação Decimal Universal (CDU). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114