Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 20 de outubro de 2010, 18h33

Diretor da Agecopa destaca importância da segurança energética para Copa de 2014


O diretor de Orçamento e Finanças da Agecopa, Jefferson de Castro, integra a comitiva do governador Silval Barbosa em visita oficial à Bolívia, onde serão assinados acordos comerciais. O objetivo da missão governamental mato-grossense é restabelecer o suprimento de gás natural ao Estado e a conseqüente reativação da usina térmica de Cuiabá, normalizando todo o mercado de produtos e serviços decorrente desta matriz. A agenda do governador nesta quinta-feira (21) prevê uma visita à estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos, responsável pela comercialização e distribuição do gás boliviano.

 

Jefferson de Castro, que chefiou o Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, há anos vem participando dos esforços do governo para encontrar uma solução politicamente correta para garantir o abastecimento de gás natural. Ele ressalta que o restabelecimento do fornecimento do gás a Mato Grosso é fundamental não só para garantir segurança ao sistema energético estadual, mas também em função da Copa 2014.

 

“A Copa já está gerando um aquecimento da economia estadual, com novos empreendimentos sendo iniciados em todos os setores. Esta expansão econômica gera aumento da demanda por energia, agravada pelo fato de que o Mundial da Fifa acontecerá em período de estiagem em Mato Grosso, quando há redução da captação de água nas hidrelétricas. Neste contexto, o gás natural representa um reforço importantíssimo, assegurando que a Copa transcorra em ambiente de absoluta segurança energética”, disse Jefferson.

 

A Matriz Técnica, documento elaborado pela FIFA que orienta as ações das doze cidades sedes, estabelece uma série de requisitos para garantir que a Arena, os CTs, Fan Park e aeroporto, entre outras instalações estratégicas, sejam providas de várias alternativas de aporte de energia. O objetivo é garantir que todas as atividades transcorram normalmente durante o evento.

 

Acompanham o governador Silval Barbosa o senador eleito Blairo Maggi, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf e o diretor-presidente da Pantanal Energia, controladora da usina termelétrica Mário Covas, Fábio Garcia.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114