Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 04 de novembro de 2010, 09h40

Inscrições para cursos técnicos do Senai-MT terminam dia 8


São 110 bolsas gratuitas de estudo para ingresso em cursos oferecidos em diferentes municípios

Está terminando o prazo de inscrição para candidatos concorrerem no processo seletivo dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), que oferece 110 bolsas integrais de estudo para cinco habilitações técnicas: Alimentos, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Automação Industrial e Eletrotécnica. As vagas estão distribuídas nas unidades do Senai-MT em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Cáceres. Para participar, os candidatos deverão efetivar inscrição até a próxima segunda-feira (08/11).

Estudo do Senai-MT aponta que a empregabilidade de ex-alunos dos cursos técnicos no mercado de trabalho é de 80%. A cada semestre, a instituição realiza processo seletivo para bolsas de estudo integrais. No último, inscreveram-se 1.230 candidatos, com média geral de concorrência de 24,6 candidatos por vaga, número semelhante à concorrência do vestibular em algumas graduações da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica (Unetec), Eveline Pasqualin Souza, os documentos necessários para a inscrição incluem autodeclaração de baixa-renda ou de autônomo (rendimento mensal máximo de um salário mínimo e meio), comprovação de idade mínima de 16 anos e conclusão do Ensino Médio. Também há restrição para ex-estudantes bolsistas de cursos técnicos que tenham rescindido contrato com o Senai-MT nos últimos 24 meses.
Para participar, não é preciso pagar taxa de inscrição, mas o candidato deverá concorrer em apenas um único curso. As provas serão realizadas no dia 21 de novembro, das 9h às 12h, e terão 30 questões de múltipla escolha. A avaliação terá questões sobre conhecimentos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contendo conteúdos relacionados à língua portuguesa, conhecimentos gerais e atualidades, física, química, biologia e matemática. Vale lembrar que, no caso dos cursos de Segurança do Trabalho e Automação Industrial, haverá ainda perguntas com foco em Tecnologias da Informação para identificação de pré-requisitos.

A avaliação será aplicada nas unidades do Senai-MT onde são oferecidos os cursos com bolsas disponíveis e os portões serão abertos às 8h. ‘É importante chegar cedo, pois os portões serão fechados às 8h50. Depois deste horário, será proibida a entrada de candidatos’, explica Eveline. A divulgação do gabarito oficial será no dia 07 de dezembro, a partir das 14h, nos murais das unidades do Senai-MT e no site da instituição (www.senaimt.com.br).

O início das aulas está previsto para 11 de fevereiro de 2011, sendo que a habilitação técnica é oferecida no período noturno e tem duração de 24 meses, com regime modular e presencial. Aos interessados em estudar no Senai-MT sem concorrer às bolsas de estudo, as matrículas podem ser feitas até o dia 23 de dezembro. Mais informações no site www.senaimt.com.br ou pelos telefones: Senai-Cuiabá (65) 3612-1700, Senai-Várzea Grande (65) 3688-1200, Senai-Rondonópolis (66) 3421-1366, Senai-Sinop (66) 3531- 2062 e Senai-Cáceres (65)3223 – 4033.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114