Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 04 de novembro de 2010, 19h22

Diretor do Júlio Müller entrega reivindicações a Sérgio Ricardo


O diretor superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller, Elias Nogueira entregou, na tarde de ontem (03.11), ao presidente da CPI da Saúde, deputado Sérgio Ricardo (PR), sete projetos de aquisição de equipamentos considerados vitais para o pleno funcionamento da unidade de saúde.
De acordo com Elias Nogueira, o HUJM não possui dotação orçamentária para a aquisição de equipamentos, pois os recursos disponíveis são destinados quase que totalmente para alimentação e medicamentos.

O presidente Sérgio Ricardo declarou que a necessidade desses equipamentos foi detectada durante a visita da CPI ao HUJM no último dia 28.

“Em visita ao hospital recentemente, verificamos várias deficiências em termos de infraestrutura e há necessidade urgente de novos investimentos, pois existe um risco eminente do fechamento do hospital caso, por exemplo, ocorra a explosão das caldeiras que estão há 4 anos sem manutenção comprometendo, inclusive a segurança dos servidores e usuários. Para tanto, em breve, vamos protocolar os projetos nos ministérios da Saúde e Educação, além da apresentação de uma emenda ao orçamento geral da União pela nossa bancada federal, conforme acordado durante reunião que realizamos em Brasília, há cerca de três meses” assegurou Sérgio Ricardo. O deputado apontou, ainda, que o hospital universitário é um importante complexo de saúde do Estado.

Entre as reivindicações estão aquisição de uma caldeira a vapor; equipamento de arco- cirúrgico; sensores de capnografia para o centro cirúrgico; aquisição de rede de tratamento de esgoto; unidade de filtragem refrigerada para UTI; lavadora ultrassônica para o setor de infecção hospitalar e equipamentos para o serviço de produção de refeição . O total dos investimentos somam R$ 1. 418.334,95 (Um milhão quatrocentos e dezoito mil trezentos e trinta e quatro reais e noventa e cinco centavos.

Elias informou que o HUJM está recebendo consultoria do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) para redução de gastos e que nos últimos três meses o hospital conseguiu reduzir os custos de manutenção e equilibrando as despesas com as receitas disponíveis.

Rede de Esgoto- A estação de tratamento de esgoto do Hospital Universitário Júlio Müller- HUJM, funcionou por cerca de 2 anos, após a sua inauguração. Em seguida, teve os serviços paralisados pela falta de reparos, sendo que ladrões levaram parte dos equipamentos, o que inviabilizou o retorno do serviço de tratamento.

Conforme o projeto apresentado pelo diretor Elias Nogueira, são necessários R$ 356.800 mil para a reativação da estação de tratamento.

O deputado destacou que “é gravíssima a situação da estação de esgoto do HUJM que é responsável pelo atendimento de pacientes com doenças infecto-contagiosas como a AIDS e outras doenças tropicais”. Segundo ele, “esses resíduos perigosos, vão diretamente para o lençol freático e para os córregos que atravessam diversos bairros da cidade e deságuam diretamente no rio Cuiabá podendo causar sérios problemas á saúde da população”.

Sergio Ricardo reafirmou que a questão da rede do esgoto deve ser prioridade e vai buscar recursos junto ao governo estadual, de emendas parlamentares da Assembleia Legislativa e da bancada federal para viabilizar a obra de tratamento de esgoto.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114