Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 12 de novembro de 2010, 09h49

Trabalhadores da Sadia concluem programa de escolaridade do Sesi-MT


Cinquenta e dois trabalhadores da Sadia de Várzea Grande que concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram na ultima quarta-feira (10/11) da cerimônia de formatura, realizada na sede da empresa. Na ocasião os alunos receberam o certificado de conclusão de curso e participaram de uma confraternização junto com colegas de trabalho e familiares.

 

As aulas tiveram início em abril de 2009 e término em 22 de outubro deste ano, cumprindo a carga horária de 2.400 horas. Do total de 52 trabalhadores, 17 cursaram o Ensino Fundamental e 35 o Ensino Médio. As aulas eram realizadas de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h30, em salas de aula dentro da própria empresa. Para o operador de produção Miguel Severino Pereira, 42 anos, o programa de elevação da escolaridade oferecido pela Sadia e pelo Sesi-MT foi a chance de retomar os estudos.

 

“Algumas pessoas só precisam de uma oportunidade na vida para poder seguir em frente e esta foi a minha chance de crescer. Com muito esforço consegui concluir o Ensino Médio e, com este diploma, vou poder fazer um curso técnico e até mesmo uma graduação. Quero atuar na área de gestão de pessoas para poder planejar ações que melhorem a vida de colegas de trabalho, como o que aconteceu comigo aqui na Sadia”, disse emocionado o trabalhador, que estava há 12 anos fora da sala de aula.

 

Segundo o gerente de produção da Sadia, Silvério Sampaio, empresas que buscam resultados no desempenho das pessoas precisam investir na qualificação de seus trabalhadores. “O conhecimento é fundamental para agregar qualidade nos produtos e processos. São as pessoas que fazem a diferença em um negócio e, ao investir na escolaridade delas, quem sai ganhando é a empresa e o próprio funcionário”, avaliou.

 

A gerente de Operações do Sesi-MT, Ana Cristina Azevedo, parabenizou a iniciativa da Sadia e congratulou os trabalhadores pela conquista. “Para o Sesi-MT é uma grande satisfação contribuir com o processo contínuo que é o aprendizado, que influencia diretamente no rendimento no trabalho e contribui para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador”, concluiu.

 

O programa de elevação da escolaridade de jovens e adultos (EJA) do Sesi-MT é oferecido gratuitamente ao setor industrial de Mato Grosso. De janeiro a outubro deste ano, a entidade atendeu 20 indústrias e montou 51 turmas. O Sesi-MT disponibiliza sem nenhum custo para as empresas os professores, o material didático e um kit para cada aluno, composto por pasta, caderno, lápis, borracha e uniforme. A empresa precisa apenas disponibilizar um espaço para as aulas, oferecer lanche para os trabalhadores e promover políticas de incentivo à frequência do aluno em sala.

 

A EJA do Sesi-MT trabalha com os princípios de inclusão, cidadania, respeitando o saber adquirido de cada aluno e contextualizando o conteúdo com a realidade do funcionário. A elevação da escolaridade de jovens e adultos contempla três segmentos: Alfabetização, Ensino Fundamental (1º e 2º segmento) e Ensino Médio.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114