Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 17 de novembro de 2010, 18h05

Diretor diz que montará 'força-tarefa' para resolver questão água e esgoto


Cuiabá é atendida atualmente com aproximadamente 98% de água tratada com intermitência de abastecimento e 30% de coleta e tratamento de esgoto. Índices muito baixos, segundo o diretor técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Jacirio Maia Roque, visto que a cidade está preste a sediar a Copa do Mundo de 2014. “O desafio é muito grande, mas não vamos medir esforços para resolver os problemas no que se refere ao setor de água e esgoto na capital e alcançarmos os objetivos da Sanecap, que é universalizar o abastecimento de água na cidade”.

A frente da diretoria técnica há menos de uma semana, Jacirio Maia entende que não será do dia para a noite que os problemas serão resolvidos, mas acredita que com a ajuda dos engenheiros e técnicos da Companhia será possível fazer um bom trabalho.

Uma preocupação do novo diretor são os dados referentes ao desperdício de água que chega a 45% em Cuiabá. “A Sanecap vende somente a metade da água que produz, pois a outra metade é desperdiçada no caminho, principalmente devido as gambiarras, que hoje estimamos atingir 45 mil ligações, o que gera prejuízos para a Sanecap”, observou o diretor, lembrando que, se não fossem os prejuízos com o desperdício, a Companhia teria muito mais recursos para investir em melhorias para a cidade.

Devido ao prejuízo, segundo o engenheiro, a questão do abastecimento de água hoje em Cuiabá não é só um problema da Companhia, mas sim de toda a sociedade organizada, ou seja, do município, do estado e da própria população. “Temos que unir forças para acabar com essa situação em Cuiabá”.

O engenheiro destacou ainda, que os recursos do PAC vão contribuir muito para amenizar os problemas de Cuiabá, no que se refere ao saneamento, mas não serão 100%, por isso é preciso elaborar novos projetos e buscar recursos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114