Cuiabá | MT 24/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 18 de novembro de 2010, 13h37

Sem fazer o dever de casa, setor público alerta sobre casos de dengue em MT


Secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro , tenta resolver o que a prefeitura deixou de atuar, como coleta de lixo.

A ausência do setor público no cumprimento de suas atribuições principais como coleta de lixo, fiscalização e combate a terrenos baldios tem resultado no crescimento de dengue em Mato Grosso, que até o momento já apresenta um número de 62 mortes. De janeiro até o último dia 18 de novembro foram notificados 42.787 casos da doença, sendo 910 apontados como casos graves.

Omisso em suas atribuições peculiares, os poderes públicos lançam no dia de hoje campanhas de conscientização de combate a dengue, mas que também contarão com ações práticas como a limpeza de bairros e residências. Em Cuiabá a prefeitura anuncia que utilizará 20 caminhões e cinco pás-carregadeiras cedidas pelo Governo do Estado. Sem ter feito o dever de casa ao longo de um extenso período, a administração cuiabana tentará minimizar o impacto da doença na sociedade, que tem levado às policlínicas, postos de saúde e até ao pronto socorro da Capital centenas de pessoas. Na noite de terça-feira (16), 50 pessoas estavam na Policlínica do Verdão por volta de 20hs com quadros aparentemente de dengue, situação que afeta inclusive os profissionais de saúde daquela unidade.

Hoje, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) divulgou dados da dengue referentes à terceira semana de novembro do ano de 2010, com dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT. Cuiabá, por exemplo, tem até o momento a notificação de 4.742 casos de dengue. Desses, 113 foram notificados como casos graves da doença. Até esta quinta-feira, foram notificados 09 óbitos, sendo 04 casos confirmados como sendo de dengue e 05 óbitos estão sob investigação. Na vizinha Várzea Grande, até o momento a notificação é de 1.659 casos de dengue. Desse número, 176 foram notificados como casos graves da doença. Foram registrados até o momento, 04 óbitos confirmados. A cidade, que no ano de 2008 foi referência nacional nos trabalhos realizados de combate a dengue e acaba praticamente ganhando de Cuiabá - com o dobro de população - nos casos de casos graves: 176 contra 113 de Cuiabá, com o mesmo número de óbitos confirmados.

ÓBITOS NOS DEMAIS MUNICÍPIOS -

Os municípios que tiveram a notificação de óbitos por dengue até o momento foram:

Água Boa (01 caso confirmado)

Barra do Garças (01 caso confirmado),

Bom Jesus do Araguaia (01 caso confirmado),

Campo Novo do Parecis (01 confirmado),

Campo Verde (01 caso confirmado),

Colíder (02 confirmados),

Comodoro (01 caso confirmado),

Colniza (01 caso confirmado),

Curvelândia (01 caso confirmado),

Diamantino (02 casos, sendo 01 confirmado e 01 em investigação),

Guarantã do Norte (01 caso confirmado),

Glória d’Oeste (01 caso confirmado),

Nova Canaã do Norte (01 caso sob investigação),

Peixoto de Azevedo (01 caso confirmado),

Ponte Branca (01 caso confirmado),

Pontes e Lacerda (01 caso confirmado),

Primavera do Leste (04 casos confirmados),

Rondonópolis (06 casos confirmados),

Santa Carmen (01 caso confirmado),

Santa Rita do Trivelato (01 caso confirmado),

São José dos Quatro Marcos (01 caso confirmado),

São José do Rio Claro (01 caso confirmado),

Sapezal (01 confirmado),

Sinop (10 casos, sendo 09 confirmados e 01 caso sob investigação),

Sorriso (02 casos, sendo 01 confirmado e 01 sob investigação),

Tangará da Serra (02 casos confirmados),

Tapurah (01 caso confirmado) e Torixoréu (01 caso confirmado).

As notificações de casos de dengue em Mato Grosso, no ano de 2009, de 1º de janeiro a 18 de Novembro de 2009, foram de 45.152 casos. Em 2010, as notificações neste mesmo período foram de 42.787 casos de Dengue.

 

Prevenção - Manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114