Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Domingo, 21 de novembro de 2010, 08h00

Auditoria do Estado contribui com o desenvolvimento dos controles municipais


“O Controle Externo tem se organizado e avançado cada vez mais nos seus instrumentos de controle, assim também como o Controle Social tem se organizado e pressionado a administração pública no que tange a fiscalização da correta aplicação dos recursos. Neste sentido, o Controle Interno também precisa profissionalizar-se cada vez mais, aperfeiçoando sua atuação, de modo a garantir o equilíbrio do tripé de sustentação do Controle. Tenho a certeza que eventos como este contribui para alcançarmos tal objetivo”. A declaração foi dada pelo secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, na ultima sexta-feira (19.11), no término do curso ‘Encerramento de Balanço 2010 e Relatório Conclusivo do Controle Interno’.

Promovido pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), em parceria com a Auditoria Geral do Estado (AGE), a capacitação procurou dotar os servidores da área de contabilidade e controladoria das prefeituras mato-grossenses de conhecimento necessário para a realização do fechamento do balanço das contas de 2010 e da produção do Relatório Conclusivo do Controle Interno, peça que deve acompanhar as contas municipais para julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT).

Segundo José Alves, a participação da AGE neste curso segue uma orientação do próprio governo que tem recomendado aos órgãos do Poder Executivo estadual a dispensa a uma maior atenção aos municípios do Estado, de modo a propiciar condições necessárias ao aperfeiçoamento da gestão pública nestes entes federativos. Foi seguindo esta mesma determinação que o órgão promoveu, na última edição do programa Governo Itinerante, cinco capacitações sobre auditoria e controle interno e realizou, como parceira da AMM e da Controladoria Geral da União (CGU), o 2º Encontro do Controles Interno dos Municípios do Estado de Mato Grosso, em meados de 2010.

O curso

Conforme informações da gerente de Capacitação da AMM, Carmen Gimenez, cursos sobre encerramento de balanço e atividades ligadas a auditoria e controle interno são realizados em separado, anualmente pela entidade. Este ano, entretanto, após análises sobre o relacionamento entre os profissionais dos dois setores, optou-se por contemplar em uma mesma capacitação as duas áreas. “Temos observado que tanto o contador quanto o controlador vêm apresentando dificuldades para trabalhar em conjunto”, afirmou a gerente. Deste modo, esclareceu Carmen,que após este curso fica a expectativa de que tanto contadores quanto controladores conheçam mais o papel de cada um na gestão municipal e reconheçam a importância de serem parceiros no desenvolvimento dos trabalhos.

O curso, iniciado na última quarta-feira (17.11), foi dividido em duas partes. A primeira delas tratou exclusivamente do encerramento de balanço de 2010 com aulas ministradas pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ms. Renildes Oliveira Luciardo. A segunda parte da capacitação, proferida pelo secretário auditor geral do Estado, tratou sobre o Relatório Conclusivo do Controle Interno. Alves, entretanto, também discorreu sobre alguns procedimentos necessários para realização do encerramento de balanço.

Para o controlador interno da prefeitura de Santa Carmen, José Carlos, o curso foi muito oportuno tendo em vista as grandes dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área em contemplar as exigências do Tribunal de Contas. “O Relatório Conclusivo sobre o Controle Interno é um documento minucioso e de difícil produção. Este curso vem nos auxiliar no seu desenvolvimento, contribuindo para a realização de um trabalho de maior qualidade, com informações mais precisas e concisas”, disse.

Na opinião de Jonathan Ramos, controlador municipal da prefeitura de Cuiabá, um ponto importante que ficou após a capacitação é o entendimento de que tanto o balanço das contas quanto o relatório sobre o Controle Interno não é um objeto em si, “mas resultado das atividades e trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o exercício”.

Fórum

Os participantes do evento poderão discutir em dois fóruns, um para profissionais da área de auditoria e controle interno e outro exclusivo para contadores, os assuntos abordados ao longo dos três dias de curso. O acesso à página de discussão será privativo para profissionais da área lotados nas prefeituras do Estado e pode ser utilizado também pára o saneamento de dúvidas e a trocar informações sobre o desenvolvimento de suas atividades.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114