Cuiabá | MT 20/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 22 de novembro de 2010, 17h41
Positivo

Recuperação das Baías Chacororé e Siá Mariana apresenta resultados positivos


 

Trabalho de restauração inclui reconstrução de barragens.

 

Diversas ações tem sido realizadas para recuperar e preparar a região das baías de Chacororé e Siá Mariana, localizadas no município de Barão de Melgaço (113 km ao Sul de Cuiabá). Os trabalhos, por parte do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, já apresentaram resultados significativos.

A primeira etapa dos trabalhos contou com a reconstrução de três barragens nos corixos do Mato e Tarumã para a recuperação dos níveis mínimos dessas baías na época da estiagem. A próxima etapa, que consiste na desobstrução dos rios, córregos e corixos, será viabilizada após obras preliminares a serem realizadas com a construção de pontes no rio Chacororé e corixo Lueggi. Essas obras possibilitarão o acesso da população às comunidades do Estirão Comprido e Porto Brandão.

Conforme o engenheiro e analista ambiental da Sema, Rafael Teodoro de Melo, “além da desobstrução das bocas dos corixos tampados, desde o início da margem do rio Cuiabá, de forma a liberar a passagem das águas que alimentam a Baía de Chacororé, será realizado o desassoreamento ao longo dos corixos, assim como, limpeza da vegetação dentro dos canais”.

Para o analista da Sema, após a realização da limpeza e desobstrução do córrego Cupim e rio Água Branca, na parte montante (de baixo) da baía de Chacororé - que perderam os seus leitos naturais e encontram-se assoreados e cobertos por macrófitas -, haverá uma vazão constante de sete metros cúbicos por segundo, que deverá ser mantida por todo o período de estiagem pelos próximos anos.

Analistas Ambientais da Sema irão realizar periodicamente o monitoramento quantitativo e qualitativo da águas que entram e saem das Baías Chacororé e Siá Mariana.

“Para solucionar o problema de depleção nos níveis de águas das baías causada por maior saída de água no sistema lacustre, devemos basicamente equilibrar as vazões de entrada e saída. As barragens que já foram reconstruídas deverão manter o nível de água semelhante ao verificado nada década de 70, nas baías de Chacororé e Siá Mariana pelos próximos anos”, finalizou.

No mês de setembro, cerca de 15 toneladas de lixo foram retiradas

Equipes de limpeza retiram lixo de Cuiabá e Várzea Grande que chegam ao local.

da Baía de Chacororé numa ação coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) que reuniu uma força tarefa de 200 pessoas, incluindo alunos de duas escolas estaduais e piloteiros do município, reeducandos do Sistema Prisional, soldados do Exército Brasileiro, e parceiros como a CGR – Aterro Sanitário Industrial, a Secretaria de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Bioterra – Projeto Vale Luz, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadores de Madeira (Cipem), Aprosoja, MSol – Cooperativa de Catadores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Prefeitura de Barão de Melgaço. Também participaram técnicos da Superintendência de Educação Ambiental, Biodiversidade/Coordenadoria de Resíduos Sólidos e Fiscalização da Sema.

Um grupo de os voluntários percorreu uma área de aproximadamente 100 hectares retirando muitas garrafas “pet”, plástico e garrafas de vidro, além de utensílios domésticos como geladeira, fogão, um aparelho de televisão inteiro, computador, alguns remédios, pneus, brinquedos como velocípedes, bolas e boneca e outros materiais. Todo o lixo coletado foi encaminhado para duas empresas especializadas para receberem o tratamento e destinação final corretos.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Barão de Melgaço, Dion Miguéis Jacob, disse que as conseqüências dessa situação – o lixo que chega à Baía - preocupa a população do município. “Nós sentimos na pele esse problema, que não está no município. A grande intenção dessa ação é chamar a atenção de Cuiabá e Várzea Grande e alertar o poder público já que grande parte desse lixo é gerado nesses dois municípios”.

O problema do lixo e degradação das baías em meio ao Pantanal, região que comporta 6% de toda a água doce do planeta, foi denunciado em setembro, em perído de grande seca, quando então teve início o período de reconstituição da área.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114