Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Domingo, 21 de março de 2021, 12h59

Filme sobre laços afetivos durante pandemia é produzido em Cuiabá


.

Ambientado na Cuiabá contemporânea, o curta-metragem Fraternal, escrito e dirigido por Túlio Paniago, é protagonizado por duas personagens, Célia (Vera Capilé) e Luiz (Romeu Benedicto), que são, respectivamente, mãe e filho. No filme, o paralelo com a realidade atual de pandemia é traçado por meio da narrativa de uma mãe e um filho confinados em casa. As filmagens foram concluídas no início de março e no momento o filme está na pós-produção, mais especificamente na etapa de montagem e edição. A previsão é que o material audiovisual esteja finalizado até o fim de abril. O projeto foi contemplado em edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

A mãe, recém-recuperada após ter beirado a morte, requer atenção especial do filho e cada vez mais isolados socialmente e próximos entre si, as vulnerabilidades das personagens são evidenciadas. Esta premissa simples sustenta uma história inusitada e comovente vivida por dois personagens em um contexto que os desestabiliza.

“É um filme sobre afetos. O afeto entre uma mãe e um filho e como estes são também afetados pela pandemia. Aliás, infelizmente, a morte passou a fazer parte da ordem do dia de todos nós, inclusive é natural se afeiçoar a estas personagens justamente porque elas vivem o que estamos vivendo”, reflete o diretor.

Fraternal é um drama familiar ponteado por eventuais alívios cômicos. O roteiro apresenta alguns diálogos extensos e densos. Trata-se de um “filme de atuação”, termo pelo qual se convencionou chamar produções centradas especialmente no trabalho de atores e atrizes.

Neste sentido, visando potencializar a assimilação da carga dramática de cada personagem e da própria relação entre mãe e filho na ficção, Vera e Romeu passaram por uma preparação de elenco conduzida por Tatiana Horevicht.

Vera Capilé é Célia, uma idosa que acabou de receber alta após ficar internada com Covid. Embora esteja debilitada física e emocionalmente, é uma personagem forte, o que exigiu uma delicada modulação na interpretação. “Procurei retratá-la como uma pessoa frágil, mas nem tanto, pois em várias cenas podemos ver sua força e domínio de tudo à sua volta”, revela.

Vera é uma das principais vozes de Mato Grosso. Dona de uma trajetória irretocável na música, já havia feito trabalhos ligados ao audiovisual, mas esta é a primeira obra que protagoniza. E pelo jeito não será a última. “A partir de Célia, me considero atriz de cinema”, diz em tom bem-humorado a – de agora em diante – atriz e cantora.

Romeu Benedicto, que faz o filho de Célia, teve que levar em consideração situações passadas da vida do personagem, anteriores ao enredo, durante a construção de Luiz, pois trata-se de “uma carga com grande significado na vida do personagem, o que exige um peso dramático desde o primeiro take. É um desafio prazeroso a todo ator”, ressalta.

Conhecido por criar o popular Totó Bodega, Romeu transita com naturalidade entre o cômico e o dramático. Ele pontua que aprende um pouco com cada personagem que interpreta. No caso deste filme, destaca que Luiz lhe rendeu um grande aprendizado pessoal, pois é “alguém que vive o que resta da vida, não o que se perdeu dela”.

Cuidados durante a pandemia

Toda a equipe fez testes um dia antes do início das gravações. Todos testaram negativo para Covid-19. Além disso, a única pessoa que se enquadra em algum grupo de risco já havia sido vacinada, no caso a protagonista Vera Capilé. O uso de máscaras e álcool em gel foi condição obrigatória dentro do set de gravação.

 

Ficha técnica:

Diretor/Roteirista: Túlio Paniago

Produtor Executivo: Leonardo Sant’Ana

Diretora de Produção: Anna Magalhães

Diretor de Fotografia: Kelvem Queiroz

Diretora de Arte: Giulia Costa

Produtora: Andressa Mendes

Preparadora de Elenco: Tatiana Horevicht

Editor/Colorista: Marcelo Sant’Anna

Continuista: Isabela Venâncio

Som Direto: Décio Soares

Trilha Sonora / Editor de Áudio: Eduardo Lehr

Assistente de Arte: Thaís Diniz

Maquiadora: Karla Marinho

Assistente de Câmera: Ederson Lucas

Maquinista: Edson Jesus da Costa

Eletricista: Jailço Lima

Motorista: Eder Mariano

Elenco:
Célia: Vera Capilé

Luiz: Romeu Benedicto

Vendedora da loja: Juliana Capilé

Médica: Tatiana Horevicht

**com informações da assessoria  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114