Cuiabá | MT 20/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 25 de novembro de 2010, 16h48

Forum discute Política de Saúde da Pessoa com Deficiência


Foi aberto na manhã desta quinta-feira (25.11), o II Fórum para Elaboração da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência, no Hotel Fazenda Mato Grosso, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde por meio do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea (Cridac). O evento prossegue até amanhã, sexta-feira (26.11) e tem por objetivo traçar caminhos para garantir melhor qualidade de vida e a inclusão social desse grupo, legitimar as decisões e viabilizar o cumprimento do que está definido na Política da Pessoa com Deficiência e no que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Pretendemos nesses dois dias dar continuidade as discussões e propostas elencadas no I Fórum a fim de levantar novas diretrizes e ações baseadas na minuta elaborada com a inserção e mapeamento de novas idéias para efetivação e construção da Política Estadual da Pessoa com Deficiência”, disse a diretora geral do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea, Lucia Provenzano.

Representando o secretario de Estado de Saúde, Augusto Amaral, o superintendente de Atenção a Saúde, Paulo Roberto Araújo parabenizou a iniciativa do Cridac em mais uma vez estar colocando em discussão com pacientes, usuários, servidores e gestores a questão da acessiblidade e inclusão social da pessoa com deficiência, tema esse discutido em nível de Brasil. “Esperamos enquanto representantes da área de Saúde Estadual produzir debates e reflexões que sirvam de instrumentos de gestão para que venham de fato complementar e consolidar a Política Estadual, uma vez que, com base na Organização Mundial de Saúde, esse público representa 14.5% o total da população brasileira”, relatou o superintendente.

Presente a abertura do II Fórum, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Mario Lucio reforçou para importância desse espaço de discussão no que resulta em propostas competentes para fortalecer as políticas sociais a fim de garantir os direitos individuais da pessoa com deficiência, por meio da plena acessiblidade aos bens e serviços do Sistema Único de Saúde.

A consultora da Área Técnica da Saúde do Ministério da Saúde, Andrea Duarte Lins foi a responsável pela palestra de abertura do evento que teve como tema “Deficiência Intelectual”. Segundo a consultora, o Ministério da Saúde está percorrendo os Estados a fim de discutir e definer meios de utilização dos procedimentos de atendimento desse público de acordo com a realidade de cada região. “Nesse II Fórum, iremos debater com os participantes formas e normativas que serão utlizadas para mais esse novo serviço. Com a experiencia e vivência do gestor em sua rotina de serviço na ponta, ficará mais fácil incluir mais esse tipo de atendimento dentro da Rede”, explicou.

Participam desse II Fórum profissionais das diversas especialidades na área de reabilitação de pessoas com deficiência,como: gestores federais, estaduais e municipais e todos aqueles que estão envolvidos com a saúde desse segmento da população.

A metodologia do encontro será desenvolvida por meio de palestras, mesas redondas, relatório do primeiro fórum e depoimentos de entidades que atuam na área como a Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE). Na ocasião será feita a apresentação da Minuta da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que foi elaborada através do relatório técnico do I Fórum que ocorreu em setembro deste ano.

CRIDAC
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea (Cridac) está presente em 128 dos 141 municípios matogrossenses com 132 Unidades, o que corresponde uma cobertura atual de 92%. Os municípios restantes são 13, sendo eles: Lambari D”Oeste, Rondolândia, Nova Maringá, Brasnorte, Nova Marilândia, Nortelândia, Tesouro, São José do Povo, Bom Jesus do Araguaia, Araguainha,Santa Terezinha, Feliz Natal e Novo Horizonte.

“Aos poucos foram sendo instaladas Unidades de Reabilitação nos municípios do interior de forma a atender toda demanda de pacientes especiais. Esses avanços estão sendo alcançados graças ao trabalho multidisciplinar e efetivo que vem sendo realizado, dentro do projeto da Saúde do Estado da interiorização dos serviços. O foco do Cridac é a inclusão social e a eficiência dos serviços”, concluiu a diretora.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (25.11)

Tarde- 14 horas – Palestra: “Regulação”. Palestrante: Josafá Catarino do Vale, gerente do Complexo Regulador

15 horas – Palestra: “Atenção Odontológica para pessoas com deficiências”. Palestrante: Daniely Beatrice Ribeiro do Lago, diretora do CEOPE

As 16h30 - Palestra: “Atenção ao Ostomizado”. Palestrante: Andrea Duarte Lins, representante do Ministério da Saúde.

17h00- Depoimento de Representantes do CONEDE (Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência ).

Sexta-feira (26/11)

Manhã- 8h00 - Palestra: “A importância da elaboração da Politica Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência”. Palestrante: Drº. Miguel Slhessarenko Júnior, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Lúcia Maria de Campos Provenzano, Diretora do CRIDAC.

8h30 - “Orientação da Metodologia de apresentação da Minuta da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência”.

8h45 - Apresentação do relatório do I Fórum para Elaboração da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência.

Das 9h15 as 11h30 Apresentação da Minuta da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

11h30 – Depomimentos e debates

Tarde- 14h30 – Continuação das apresentações da Minuta da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

16h00 – Encerramento do Evento.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114