Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 26 de novembro de 2010, 09h20

Sema e PNUD realiza oficina de cadeia produtiva da borracha


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), através da sua Superintendência de Biodiversidade (SUBIO) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realiza nesta sexta-feira (26), no Auditório Pantanal – Sema, a partir das 8h uma oficina de trabalho sobre a Cadeia produtiva da borracha no Noroeste do Mato Grosso, com o tema identificando gargalos e descobrindo soluções.

O evento, que é destinado aos agricultores familiares, técnicos governamentais e não governamentais, pesquisadores, representantes de empresas, indígenas e comunidades extrativistas (seringueiros), tem o intuito de socializar informações sobre as iniciativas existentes com a revitalização dos seringais nativos na região noroeste e servirá para discutir as questões relacionadas ao manejo da seringueira, a fim de viabilizar oportunidades, integrar políticas públicas que apóiam o projeto e superar os desafios.

Para a superintendente de Biodiversidade, Eliane Fachim, “é muito importante que possamos refletir sobre a importância da retomada da extração do látex nativo, de forma a transformá-lo em fonte de renda para as comunidades envolvidas, e também, buscar subsídios para solução dos problemas que forem detectados”.

Eliane Fachim lembra também que “considerando o conjunto de possibilidades à realização de negócios sustentáveis, a borracha se insere como um produto chave, pois além de gerar renda a essas populações, pode e está sendo integrada a uma estratégia de gestão territorial e conservação da biodiversidade, isso tudo aliado a implementação de planos de gestão ambiental em Terras Indígenas”.

Na oficina pretende-se estabelecer intensa colaboração-cooperação entre os participantes, que todos os convidados tem correlação com a temática, sejam como formuladores ou executores de políticas para a comunidade envolvida ou sejam os beneficiários do programa. Os meios utilizados vão ser projetor de imagens (data show), computador, software para apresentações, sistema de som. A metodologia será a participativa com mediador. Ao final da oficina serão apresentadas propostas.

Oficina de trabalho sobre a Cadeia produtiva da borracha no Noroeste do Mato Grosso, com o tema: identificando gargalos e descobrindo soluções.

PROGRAMAÇÃO

08h00 - ABERTURA

08h30 - PNUD BRA 00 G 31- Breve contextualização sobre o trabalho com PFNM junto a povos indígenas, agricultores familiares e seringueiros na região Noroeste de MTCarlos Castro - A parceria com a Michelin e a evolução do trabalho. A situação atual nos Rikbaktsa, Zoró e RESEX

08H50 - Juarez Rikbaktsa / João Manoel

09H10 - Alfredo Zoró / Domingos Sávio

09H30 - Representantes da RESEX Guariba Roosevelt / Fátima Sonoda -- Perspectivas de trabalho com a cadeia produtiva da borracha natural na região noroeste de MT.

09H50 - Martinho – FUNAI – CGETNO: O plano de trabalho com os Cinta Larga

10H10 - António Carlos – FUNAI Juina e Vicente Batista Filho – FUNAI Ji Paraná - Ações em curso com a cadeia produtiva da borracha natural e perspectivas

10H40 - Everaldo Dutra dos Santos – STR de Aripuanã: Projeto Pacto das Águas - Estruturação das cadeias de produtos da sociobiodiversidade no NO de MT (Rikbaltsa, Zoró e RESEX Guariba Roosevelt)

11H00 - Lola Rebolar – Operação Amazônia Nativa – Berço – Gestão Ambiental em terras indígenas e alternativas ao desmatamento para os povos do cerrado (Enawene Nawe, Irantxe e Myky)

12H20 - Renaldo Loffi / Israel Antunes – Secretaria de Assuntos Estratégicos / Israel – MT Regional – A cadeia produtiva da seringa no estado de Mato Grosso.

13H00 - Almoço

13H30 - Caio Francesini – Michelin – O papel da empresa na cadeia produtiva da heveicultura no estado de mato grosso e sua visão da cadeia produtiva da borracha natural

- Regis Alfeu Paiva - O diagnóstico da cadeia produtiva da borracha natural no Noroeste da Amazônia Mato-grossense e a proposta de projeto para a sua estruturação

14H00 - Discussões acerca da proposta regional para a estruturação da cadeia produtiva da borracha natural no Noroeste da Amazônia mato-grossense

16H00 - Sistematização da proposta

17H00 - Finalização da oficina




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114