Cuiabá | MT 20/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 07 de dezembro de 2010, 14h07

Sanecap monitora diariamente qualidade da água tratada em ETAs


Para ser consumida sem apresentar riscos à saúde, a água deve passar por um sistema rigoroso de tratamento, o que garante que chegue com qualidade a casa do consumidor. Para tanto, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) realiza diariamente o monitoramento da qualidade da água, que é distribuída pelas Estações de Tratamento de Água - ETAs em Cuiabá e nas áreas rurais do Sucuri, Aguaçu e Coxipó do Ouro. Este monitoramento é feito tanto nas saídas dos sistemas de tratamento de água, quanto em pontos estratégicos da rede de distribuição.

Este controle, segundo a gerente do setor de produção de água, bióloga Maria de Fátima dos Santos, é feito em conjunto com o órgão fiscalizador da Vigilância Sanitária de Cuiabá, que está de acordo com a Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano anexa à Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde.

Conforme a Portaria, um dos parâmetros que determina a qualidade da água é a turbidez (redução na transparência), que quanto menor, mais eficaz a desinfecção, principalmente a inativação do vírus. A turbidez da água ideal para consumo humano precisa ser inferior a 1,0 UT.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, por exemplo, a turbidez da água produzida e distribuída é de 0,02 UT, ou seja, está de acordo com as exigências da Norma da Qualidade da Água. “A Sanecap possui técnicos e engenheiros muito bem qualificados, que realizam um ótimo trabalho nas estações, o que garante a distribuição de uma água de excelente qualidade para a população cuiabana”, observa a bióloga.

Maria de Fátima informa que a coleta de amostras de água é feita também nos mananciais, reservatórios públicos, redes de distribuição de água e nos cavaletes de consumidores em todos os bairros de Cuiabá, distribuídos em 1,5 mil pontos. “A coleta é prioridade nos pontos de risco, como hospitais, escolas, creches, asilos, rodoviária, além de finais de rede, cruzamentos e baixadas”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114