Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 09 de dezembro de 2010, 09h31

Dados do sistema de emplacamento do Detran levanta suspeitas de sindicato


A substituição do sistema de informação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) referente ao total de emplacamentos no mês de novembro prejudicou o levantamento e os números apresentados pelo órgão não condizem com a realidade, segundo o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv), Paulo Boscolo. Os números apresentados são 50% a menos que o mês anterior - outubro.

Os números apresentados pelo órgão estão bem abaixo dos reais e “não é possível traçar um panorama concreto" - diz Boscolo, frisando que a única coisa que podemos afirmar com base na experiência diária é que as concessionárias continuam vendendo dentro do ritmo esperado”, afirma.

Segundo o levantamento fornecido pelo Detran, em novembro foram emplacados 4.486 veículos no estado. O valor é 55,4% menor que o registrado em outubro, quando foram comercializados 10.063 veículos. O presidente Paulo Boscolo pontua que o mercado continua aquecido. “A falta de atendimento no Detran criou uma trava gigante e muitos que compraram veículos no último mês ainda não conseguiram emplacá-los”.

Com base no relatório é possível constatar que todos os segmentos apresentaram queda superior a 30%. O único destaque foi a comercialização de ônibus, que deu um salto de 1.065%. Em novembro foram emplacados 268 ônibus contra 23 em outubro. “Esse dado é resultado da compra do Governo do Estado que entregou ônibus escolares recentemente”, explica Boscolo.

Na comparação com o mês de novembro de 2009, a queda foi de 47,83%. À época foram emplacados 8.599 veículos (automóveis, comerciais leves, pesados, ônibus, motos e semi-reboques) contra os 4.486 registrados neste último mês. Segundo o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, não há explicações a serem dadas sobre estes números, visto que o único motivo que influenciou na queda foi a falta de atendimento no Detran-MT. “O problema no Detran vem se arrastando há quase 30 dias, quando deveria ter sido instalado um novo sistema para agilizar processos e coibir fraudes. A princípio, a adaptação iria durar apenas três dias, porém até agora a iniciativa não surtiu resultados positivos”, informa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114