Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 11 de dezembro de 2010, 07h01
Segurança Copa

Copa 2014: VG anuncia 400 guardas municipais, investimento em tecnologia e combate a pirataria


 

O prefeito Murilo Domingos expõe a Hilário Medeiros (dir) e Carlos Brito o plano do município no setor de segurança pública.
(Foto: Alberto Romeu)
 
Alberto Romeu
Redação PlantãoNews

A Guarda Municipal de Várzea Grande vai elevar seu efetivo para 400 homens, construir quatro postos avançados nas pontes de acesso ao município e, dentre outras ações, dotar sua estrutura de tecnologia de monitoramento eletrônico com 70 câmeras. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17h15) pelo prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, durante encontro com o gerente geral de Segurança do Comitê Organizador da Fifa, Hilário Medeiros, o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito de Lima e autoridades da Segurança Pública do estado, além do comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Alonso Lemes.

A reunião, ocorrida na prefeitura de Várzea Grande, faz parte da política de integração que o Comitê Organizacional da Fifa realiza em todas as 12 cidades sedes da Copa do Mundo 2014. Na ocasião, Hilário Medeiros esclareceu que o motivo da sua presença era conhecer a estrutura de integração das ações entre a Guarda Municipal e setores da segurança pública estadual, visando resultados positivos da segurança na ‘família Copa do Mundo’. As discussões envolvem representantes e técnicos dos Ministérios e representantes das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, órgãos federais e de inteligência e perícia.

O Comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Alonso Lemes, apresentou em datashow o plano de ação desenvolvido para a Copa do Mundo, que inclui elevar dos atuais 132 homens para 200 até o ano que vem e alcançar 400 guardas no meio do ano de 2013. Explicou a Hilário Medeiros que atualmente o quociente dispõe de um guarda para cada seis mil habitantes, mas que dentro da previsão chegará a 1 homem para cada mil habitantes. Apresentou ainda um mapa e o plano de ação dividindo o município em cinco regiões que incluem o Centro de Treinamento da Copa. Será também criado um grupo de inteligência para atuar com a Abin, Sejusp, Polícia Federal e outros órgãos, e uma equipe com 30 guardas compondo o Grupo de Controle de Distúrbios com equipamentos não letais, além de cães adestrados. Foi abordada ainda a questão da Polícia Montada, uma vez que o Estado já está capacitando uma equipa para este fim.

No aspecto de tecnologia Rodrigo Alonso informou que o município implantaria 40 câmeras de vídeo de monitoramento, número porém elevado para 70 diante de posicionamento de Hilário Medeiros, que alertou ao fato de que Várzea Grande será praticamente a entrada principal de quase a totalidade de torcedores e turistas durante os eventos da Copa 2014 por conta do Aeroporto Marechal Rondon. O comandante Alonso antecipou que serão adquiridos quatro equipamentos OCR – Sistema Inteligente de Captura e Reconhecimento Óptico de Caracteres (tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem, o que torna possível digitalizar um texto impresso e obter um arquivo editável) e aproveitou para pedir o empenho de Carlos Brito e Hilário Medeiros para que Várzea Grande possa ser contemplada com o Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, benefício que já chegou a três cidades do interior de Mato Grosso. O Pronasci coordena políticas de segurança pública com ações sociais para enfrentar à criminalidade em regiões violentas do país, prevendo investimentos de R$ 6,7 bilhões até 2012.

A preocupação de Hilário Medeiros e Carlos Brito quanto as ações de pirataria foram pontuadas na reunião como uma das regras importantes a se cumprir. As ações devem envolver um horizonte de fatores, desde o transporte urbano (vans, ônibus, taxis), como bens de consumo. Carlos Brito alertou que o combate a pirataria não envolve apenas as ações de segurança e repressão e apontou para mecanismos como a legalização das empresas para atuarem no mercado, como a Lei do Micro Empreendedor. “É preciso cuidar do aspecto social” – frisou Brito.

Sobre tal questão o Procurador do município Geraldo Carlos de Oliveira destacou leis já existentes que serão cumpridas e adequações que serão feitas no Código de Postura. Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Avelino Bulhões, anunciou que vai intensificar um trabalho de legalização dos comerciantes irregulares no shopping dos camelôs, em barracas ou ambulantes. O gerente geral de Segurança do Comitê Organizador da Fifa, Hilário Medeiros, anunciou que em março o diretor de marketing da Fifa estará em Várzea Grande [e Cuiabá] para traçar objetivos.

“O debate sobre a Copa do Mundo vai além dos viadutos”, frisou Carlos Brito

Carlos Brito: Combate a pirataria mas cuidando do aspecto social.

lembrando que a cidade terá que estar limpa, bonita, embelezada, sem terrenos baldios, os quais afetam várias áreas, desde segurança a saúde e até mesmo questões ambientais como os focos de incêndios.

Hilário Medeiros disponibilizou setores da Fifa para o prefeito Murilo Domingos interagir na busca de soluções, manifestando que o interesse é que tudo saia perfeitamente bem.

Participaram também da reunião secretários municipais, o coronel Hubner, do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Henrique, da Polícia Militar, o diretor-geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa, dentre outros.



12/12/10, 18:00
Pedro da passagem disse:

Chiaeeeee, agora quannnnndo... converça pra boi dormir, melhor, murilo dormi

12/12/10, 10:53
Borges disse:

A guarda do Alonso vai fica topissima!!!


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114