Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 13 de dezembro de 2010, 05h19
Comportamento

Sindicato condena discriminação a bancária portadora de necessidades


Orientadora disse para funcionária portadora de necessidades "que se virasse para aprender a trabalhar".

O Sindicato dos Bancários em Mato Grosso(SEEB/MT) realizou protesto na sexta (10) na Agência Centro do Banco do Brasil em Várzea Grande, motivado pela demissão de uma bancária Portadora de Necessidades Especiais(PNE), aprovada no Concurso Público.

Segundo a funcionária recém-empossada na agência Várzea Grande Centro, a pessoa que deveria ser responsável pela sua orientação e acompanhamento no período de experiência, ao invés de lhe auxiliar nas dificuldades, esclarecendo dúvidas e oferecendo subsídios para superação de dificuldades, fez o contrário: utilizando-se de mecanismos de pressão no ambiente de trabalho, intimidando e constrangendo-a.

Ela, que ainda estava dentro do período de avaliação de 90 dias passou a ser advertida pela orientadora, que a classificava “lenta” para prestar o atendimento, dizia que não era para a funcionária procurá-la para tirar dúvidas e que se virasse para aprender a trabalhar.

Diante de tanta pressão a funcionária esperando conscientizar a orientadora mostrou um laudo médico atestando que era portadora de necessidades especiais (PNE) e transtorno de déficit de atenção, ao qual nunca havia atrapalhado seu desempenho em trabalhos anteriores, mas que aquelas pressões poderiam influenciar em seu desempenho, porém a bancária recebeu da orientadora a resposta de que o banco não tinha nada a ver com tal problema. Essa mesma orientadora tinha a prática de colocar em sua mesa uma folha escrita “não fale comigo”.

Mesmo a funcionária tendo sido aprovada no concurso, possuir experiência em outros bancos, ter elogios de clientes na agência, a gerência decidiu demiti-la em horário de trabalho, quando prestava atendimento.

O fato chegou ao conhecimento da diretoria do Sindicato, que entrou em contato com a direção do Banco do Brasil, tanto em Mato Grosso, quanto em Brasília. “Além da gravidade dos efeitos que essas avaliações equivocadas que tornam os novos funcionários reféns, estão trazendo para a vida pessoal e profissional desses bancários, ainda existe outro fator, a gerente responsável pela orientação já foi denunciada anteriormente, por mais de 10 funcionários da agência, por condutas que podem caracterizar assédio moral coletivo no ambiente de trabalho”, explica o secretário jurídico do SEEB-MT e funcionário do BB, Alex Rodrigues. Ele relembra que meses atrás, o problema foi levado ao conhecimento da Gestão de Pessoas (Gepes/MT) e da Superintendência Estadual do Banco do Brasil em Mato Grosso, mas que o caso foi considerado pelos representantes do banco como normal. E que agora, a situação se repetia com mais gravidade levando à demissão os recém-aprovados no último concurso público. ”Será que alguém com este perfil têm condições de avaliar um funcionário?”, finaliza Alex.

O sindicato recebeu denúncias de funcionários de outras agências que essas avaliações estão sendo equivocadas, fora inclusive das normas internas do banco e solicitou à GEPES/MT que enviasse tal avaliação e permitisse o acompanhamento da entidade durante o processo de experiência dos novos funcionários do Banco do Brasil, mas passados 18 dias, nenhuma resposta foi dada pelo banco e as demissões começam a aparecer.

Diante de todas essas evidências, a direção do SEEB-MT classifica a postura do Banco do Brasil como de “irresponsabilidade social”, pois ao invés contratar novos funcionários para oferecer à sociedade um atendimento digno, está subjugando os bancários por meio da pressão e avaliações inapropriadas e os demitindo.

O Sindicato dos Bancários diz que tem conhecimento de outros, que também tendem a resultar na demissão de trabalhadores recém-empossados e por isso realizou este ato de protesto demonstrando as atuais políticas deste Banco que deveria ser do Brasil e tomará medidas posteriores para resguardar o direito dos bancários.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114