Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 14 de dezembro de 2010, 13h51

Simlam - Mato Grosso é referência na gestão ambiental


O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, recebeu do Governo do Espírito Santo uma homenagem pela parceria que irá possibilitar a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) daquele Estado. A assinatura do contrato foi nessa segunda-feira (13.12), em Cariacida (ES), durante a inauguração do Laboratório da Qualidade do Leite. Participaram da solenidade, o secretário adjunto de Mudanças Climática, Julio Bachega, e o assessor da Tecnomapas, Anilton Novais.

O Sistema de Informação do Idaf seguirá os moldes do Simlam, considerado modelo em gestão ambiental. Para isso, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Sema, fez a doação do Sistema a título de concessão. O Idaf aderiu a Ata de Preços da Secretaria de Administração (SAD/MT), que contempla os custos de horas/homem para contratação de empresa especializada para prestação de serviços, conforme condições e especificações do projeto básico.

O Simlam é um conjunto de metodologias e ferramentas que tem como intuito auxiliar na gestão dos recursos naturais. O programa permitirá ao Governo do Espírito Santo/Idaf elaborar um cadastro ambiental georreferenciado de todas as propriedades rurais capixabas e a informatização das rotinas de processos

O presidente do Idaf, Aladim Fernando Cerqueira, disse durante a solenidade, que a implantação do sistema no Espírito Santo “trará uma maior agilidade no atendimento ao cidadão, possibilitando ainda um planejamento mais eficiente dos trabalhos realizados pelo Instituto em prol do desenvolvimento sustentável do Espírito Santo”.

O diretor destacou também que “a ferramenta proporcionou uma redução considerável nos níveis de desmatamento do Mato Grosso e muito irá colaborar para os esforços do Estado na preservação da natureza”.

Participaram do evento representante das cooperativas de leite do Estado, associações de criadores de gado, secretários de Estado, autoridades federais e estaduais e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114