Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 14 de dezembro de 2010, 15h22

Campanha de conscientização ambiental é implantada na Sanecap


Uma iniciativa socioambiental está movimentando o setor da Divisão de Saneamento Ambiental (DVSA) da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Trata-se da campanha “Consciência ambiental já começou por aqui” criada pelos próprios colaboradores do setor e que está sendo implantada na empresa. A iniciativa visa contribuir com a vida útil do aterro sanitário e, consequentemente, com o meio ambiente.

Conforme informou a gerente do DVSA, Ildisnéya Dambros, primeiramente o projeto visa a troca dos copos descartáveis por copos de acrílico, o qual cada colaborador usará o seu. “Nós aqui do setor, presenciando o dia a dia do aterro sanitário, percebemos que grande parte dos resíduos que é jogado fora poderia ser reciclada, o que contribuiria para poupar não só o aterro, mas, principalmente, o meio ambiente. Por isso pensamos nessa proposta, que a princípio está sendo implantada aqui no setor, mas já estamos estudando a possibilidade de ser ampliada para toda a Companhia”, informou a gerente.

Segundo a gerente, além do projeto de substituição dos copos descartáveis, o setor também está fazendo a coleta seletiva de papeis usados e que seriam descartados no lixo para serem encaminhados à reciclagem. “Estamos recolhendo todo o papel usado em nosso setor para encaminhar à Justiça Federal de Mato Grosso e à Assembléia Legislativa de Mato Grosso, órgãos que têm estrutura para fazer reciclagem deste tipo de resíduo”.

A idéia, segundo Ildisnéya Dambros, é criar um ponto de reciclagem para a Sanecap, o local poderia ser na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE CPA III). “Os papeis reciclados poderão voltar à Sanecap para serem reutilizados. Poderia ser em forma de cartão de visita ou até mesmo como bloco de anotações. Mas isso será para o próximo ano, pois ainda estamos fazendo o planejamento da ação”, informou Dambros.

De acordo com dados do Worldwatch Institute, cada tonelada de papel reciclada poupa em média 60 eucaliptos adultos (conforme o processo industrial usado); 2,5 barris de petróleo; 50% da água usada na fabricação normal (ou 30 mil litros); o volume de cerca de 3 metros cúbicos nos lixões e aterros. A reciclagem do papel também gera menos poluição da água (65%) e do ar (26%) do que a fabricação a partir da celulose virgem.

Worldwatch Institute - sediado em Washington, destaca-se na promoção de uma sociedade ambientalmente sustentável, em que as necessidades humanas sejam atendidas sem ameaças à saúde da natureza. Busca atingir seus objetivos através de pesquisas interdisciplinares e apolíticas, montando cenários sobre as emergentes questões globais, e difundindo os resultados através de publicações, editadas em vários idiomas.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114