Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 15 de dezembro de 2010, 10h07

Projeto Reintegrar encerra atividades de 2010 nesta quarta-feira (15.12)


Idealizado pela Defensoria Pública de Barra do Garças (distante 509 km a Leste de Cuiabá), e dirigido pela DP- MT, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e Policias Civil e Militar, o Projeto Reintegrar, que tem como objetivo ressocializar e reintegrar o adolescente infrator no seio social e familiar, encerra suas atividades deste ano nesta quarta –feira (15.12), às 09h no auditório das promotorias de justiça da cidade.

Durante dez meses, os adolescentes internados participaram de diversas atividades que auxiliaram na recuperação e no retorno ao convívio familiar e social. Destacam-se entre elas, práticas esportivas, estudos, artesanatos, atividades religiosas, curso de informática e palestras sobre os mais variados temas, além de atendimento médico e realização de exames necessários. Além disso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) promoveu atendimento às famílias dos internados, com palestras sobre reinserção social, tratamento de dependência química, com o auxílio de profissionais como assistente social, enfermeiros, psicólogos e pedagogos.

“Este projeto é um marco jurídico e social para o município de Barra do Garças e quiçá Estado de Mato Grosso, no intuito de reintegrar os adolescentes infratores à sociedade, não deixando que eles voltem a reincidir em atos infracionais, integrando a segurança pública daqui da cidade” explica satisfeita a Defensora Pública da área civil e infância e juventude e também coordenadora do projeto, Lindalva de Fátima Ramos .

O Projeto foi criado em parceria com a Promotora de Justiça, Carla Marques Salati, do Ministério Público Estadual, o Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Barra do Garças, Gleidson de Oliveira G. Barbosa e atualmente com acompanhamento do Jeverson Luiz Quinteiro, o Delegado Herodoto Fontenelle , da Delegacia Especializada do Adolescente e Coronel Barbosa do V Comando da Regional Leste, pelo fato de não haver na região um Centro Sócio-Educativo para atendimento dos adolescentes infratores.

Sobre o Projeto

Inédito no município de Barra do Garças, o Projeto Reintegrar foi lançado em fevereiro deste ano, tendo iniciado suas atividades no dia 1° de março. A ideia da elaboração do Projeto surgiu a partir de visitas rotineiras da Defensoria Pública à Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), onde foi constatada a necessidade de fazer com que os internos exercitem atividades que contribuam para sua melhora, impedindo desta forma que voltem a entrar em conflito com a lei. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114