Cuiabá | MT 23/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 30 de dezembro de 2010, 10h49

QualiCopa oferece cursos de capacitação para mais de 1,3 mil trabalhadores


Com a escolha do Brasil para ser a sede da Copa do Mundo 2014, Mato Grosso só tem motivos para comemorar, já que Cuiabá foi uma das cidades escolhidas para sediar os jogos mundiais. Foi com esse intuito que a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) lançou em 2009 o QualiCopa, programa elaborado para a qualificação de profissionais que pretendem trabalhar no evento. Este ano os cursos beneficiaram um total de 1.327 alunos, garantindo a inserção dos profissionais no mercado de trabalho.

A ação é voltada para a capacitação nas áreas de turismo, construção civil, comércio e prestação de serviços. Entre os principais cursos destacam-se auxiliar administrativo, técnico de vendas, recepção e atendimento, telemarketing, montador e mantenedor de microcomputador, aplicador de revestimento cerâmico, almoxarife, operador de caixa, atendente de lanchonete, frentista, vigia, mecânico de automóveis, comunicação em libras, bartender, maitre, entre outros.

Sonia Rogério Vieira, que já era vendedora, decidiu participar do curso de vendas e está satisfeita com o resultado. “Aprendi como realizar uma melhor abordagem ao cliente, organização do planejamento em vendas e noções de matemática financeira. Eu estava desempregada e agora estou trabalhando e já tenho novas propostas de emprego”.

Já Cristiane da Silva Conceição, de 29 anos, destacou que a qualificação contribuiu muito com seu aprendizado. “Gostei bastante do curso de telemarketing porque aprendi, entre outras coisas, como falar corretamente ao telefone e, assim, prestar um bom atendimento aos clientes. Foram três meses de curso que certamente fizeram diferença em minha vida”.

Para Ivo Ferreira de Azevedo a capacitação em almoxarifado ampliou de forma global seus conhecimentos no setor. “Eu já tinha trabalhado na área, mas na época não tinha a noção exata da importância da minha atividade para a empresa. Aprendi noções de cidadania, como tratar as pessoas, conduzir a equipe de trabalho e enxergar meu trabalho de almoxarife com outros olhos”.

O QualiCopa teve também a preocupação de estimular e oferecer cursos para as pessoas com deficiência também. Por isso, em setembro deste ano, uma turma de 25 alunos formou-se em Aprendizagem em Bonecos e Bichinhos de Pano. Os participantes, além de exercerem uma atividade lucrativa, puderam superar seus limites, aproveitando a oportunidade de crescimento profissional.

No mesmo mês, o programa levou ao Centro de Ressocialização de Cuiabá, Centro Socioeducativo de Cuiabá e Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, os cursos de Tecnologia de Processamento e Cultivo de Madeira e Produção de Pães, Tortas e Confeitaria para os reeducandos das instituições. Assim, o programa pôde contribuir com a geração de renda para os familiares dos presidiários.

O projeto Qualicopa é um desenvolvido pelo Governo do Estado e executado por instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Inicialmente os cursos foram realizados para a população de Cuiabá e Várzea Grande, mas o projeto deve integrar os municípios do Vale do Rio Cuiabá, entre eles, Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114