Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 20 de janeiro de 2011, 07h19
Em alta

Proliferação de mosquito da dengue chega a índice de alto risco em Cuiabá


A equipe da Vigilância a Saúde e Ambiente divulgou ontem o novo Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Lira) que apresentou o índice de 6,4% na grande Cuiabá. O índice considerado como "aceitável" pelo Ministério da Saúde é de até 1,0%, ou seja, a Capital está acima do aceitável e, portanto, enfrenta alto risco de proliferação do mosquito.

O relatório indicou também os principais locais em que as larvas encontram-se alojadas. Conforme o levantamento 47,2% dos criadouros positivos encontra-se em depósitos ao nível do solo (Como caixas d'água, tambores, fontes ou qualquer outro depósito ao nível do solo que pode acumular água) e 26,4% dos casos mostram que os possíveis criadouros do mosquito ainda são encontrados em lixos e outros resíduos sólidos (Como tampinhas de garrafa, latas velhas, casca de ovo, saco plástico, vasilhas, calhas, etc).

De acordo com o diretor da Divisa, Benedito Oscar Campos, o aumento se deve ao período de chuvas. "Os meses de dezembro a março são considerado como período crítico da dengue, por apresentar índice pluviométrico elevado. Já esperávamos este aumento, entretanto, estamos trabalhando há mais de oito meses para tentar diminuir este impacto e conscientizar a população a nos ajudar nesta luta", disse Oscar.

Segundo o diretor, o trabalho de rotina dos agentes de endemia continua acontecendo de casa-a-casa. E a parceria com as demais secretarias como Infra-estrutura, Meio Ambiente e Educação estão a todo vapor. São exatamente cinco máquinas pá carregadeiras e 20 caminhões cedidos pela Infra-estrutura, cedidas pela Sinfra do Governo Estadual, para realizar a retirada de bolsões de lixo dos bairros da cidade.

O secretário de Saúde, Maurélio Ribeiro, determinou intensificação das ações de vistoria e limpeza e quer também dar visibilidade social ao risco de contaminação para conscientização e prevenção do problema perante a população. "Temos que ajudar a acabar de uma vez com o mosquito. Dengue mata, precisamos que cada um faça a sua parte nesta luta", reforçou Maurélio.

Cuiabá - O Lira anterior divulgado em novembro apresentou o índice de 3,4%, o que é considerado como estado de alerta. Em contrapartida, a Vigilância divulgou a redução de 63,7% dos casos notificados de dengue em 2010. Em 2009, os dados divulgados registraram 12.550 casos notificados de Dengue e 14 óbitos e em 2010 foram 4.560 casos notificados e quatro óbitos registrados em Cuiabá. Houve uma redução anual de se comparado ao mesmo período do ano anterior. Isto se deve ao trabalho monitorado da Vigilância durante o período da seca e agilidade na informação que tornou possível fazer o bloqueio químico imediato nas áreas que apresentavam diagnóstico da doença.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114