Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 26 de janeiro de 2011, 16h48

MT sediará maior evento de voluntários do país com cinco mil pessoas


Mato Grosso será sede do maior evento de trabalhadores voluntários no país. A Confraternização das ‘Campanhas de Fraternidade Auta de Souza – Promoção Social Espírita’ (Concafras-PSE), acontecerá no município de Campo Verde durante o período de Carnaval. De 5 a 8 de março de 2011 o maior Congresso de Voluntários do Brasil deve reunir mais de 5 mil pessoas que serão treinadas e capacitadas para atuarem como trabalhadores voluntários nas atividades assistenciais nas casas espíritas de todo país.

O evento acontece há 54 anos sempre no período do Carnaval e por isso já virou tradição entre a comunidade espírita, que acredita na Concafras como um contraponto ao período de excessos que é típico do Carnaval. O encontro deixa um ‘rastro de luz’ antes, durante e depois, nos Estado e cidades onde é realizado. Em 2011 o Encontro acontecerá simultaneamente, nas cidades de Campo Verde–MT e Rio Verde–GO, sob a administração da Associação Espírita ‘Lar Maria de Lourdes’, de Campo Verde, do Instituto de Assistência ao Menor (IAM), de Rio Verde, com apoio da Associação Espírita ‘Wantuil de Freitas’, de Cuiabá.

ORIGEM AUTA DE SOUZA

As Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, uma campanha realizada nas ruas das cidades, feita de porta em porta levando os ensinamentos de Jesus a todos os lares, por meio da mensagem Espírita, bem como angariando donativos para as famílias carentes, aperfeiçoada à inúmeros outros trabalhos assistenciais, além da implantação de Cursos Sistematizados de Doutrina Espírita, acabaram por dar origem a novas Casas Espíritas, aumentando assim a demanda pela padronização dos trabalhos realizados, o que acontece nos treinamentos oferecidos na Concafras.

O QUE ENCONTRAMOS

Um dos pontos fortes é a qualidade dos cursos oferecidos aliada às práticas e ao intenso clima de fraternidade e alegria com a formação de novos voluntários e a capacitação dos antigos, possibilitando a troca de experiências entre todos. Serão mais de 70 opções de cursos teórico-práticos, divididos em ‘Temas Específicos’, ‘Temas Atuais’ e ‘Tema Central’, facilitando ao participante a escolha que vá ao encontro de sua preferência. Nos Temas Atuais, por exemplo, há mais de 40 assuntos, tais como: ‘Depressão à Luz do Espiritismo’, ‘Obsessão na Infância’, ‘Educação de Pais e Filhos’, ‘Criminologia e Espiritismo’, ‘Ciência e Espiritismo’, ‘Festas, Shows, Bares e o Jovem’, ‘Sexo Livre’, ‘Sensualidade e Aborto’, entre outros.

A ARTE EDIFICANTE

Outro diferencial do Congresso são as apresentações artísticas como shows de bandas cristãs, peças de teatro, exposições variadas e cursos de arte-assistência, que permitirão a todos vivenciar o tema estudado e uma melhor compreensão do conteúdo. Os jovens e as crianças possuem programação específica voltada para o seu aprendizado. Para o público infantil, uma equipe de voluntários preparados se dedicará à realização da ‘CONCAFRINHAS’ dedicado a crianças de 0 a 11 anos, onde serão oferecidos cursos adequados a cada faixa etária, bem como atividades coletivas.

HISTÓRICO

Há alguns anos a CONCAFRAS-PSE deixou de ser uma Confraternização em nível nacional e passou a ser também internacional, pois vários países têm vindo ao Brasil participar do Encontro e permutar experiências. Esse intercâmbio tem proporcionado muitos frutos, tanto que em 2012 o evento será realizado em Honduras.

Para os participantes de outros municípios, estados e países, a 55ª Concafras contará com alojamentos masculinos e femininos, sendo necessário às pessoas levarem apenas colchonete, roupa de cama e, claro, muita alegria e disposição.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.concafras.com.br. No endereço eletrônico é possível também fazer a inscrição. Informações: (66) 3419-1343 e (66) 3621-0316 – Campo Verde-MT.

Fonte: Olhar Direto




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114