Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 01 de fevereiro de 2011, 13h59

Judiciário Estadual: Técnicos do CNJ começam segunda etapa da inspeção


Teve início ontem a segunda etapa da inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Poder Judiciário estadual. Em entrevista à imprensa no final da manhã, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Cunha Chimenti, informou que, nesta última etapa, o trabalho será focado na parte administrativa e financeira do Tribunal de Justiça, abrangendo sobretudo as áreas de recursos humanos e contabilidade. Com mais esses dados, estará concluída inspeção em Judiciário estadual, e terá início a fase de produção do relatório.

Além do magistrado, integram a equipe de inspeção quatro técnicos, sendo dois auditores do CNJ, um da Controladoria Geral da União (CGU), e um da Receita Federal. Na primeira etapa, realizada em dezembro último, o trabalho foi voltado para analisar a qualidade da prestação jurisdicional e abrangeu unidades de primeiro e segundo graus da Justiça Estadual, como varas, juizados, e gabinetes de desembargadores.

Conforme o juiz Ricardo Chimenti, o trabalho de inspeção, que prossegue até 4 de fevereiro, será feito por amostragem e, no âmbito dos recursos humanos, envolverá análise de dados como número de servidores, remuneração, quitação de créditos, contratos terceirizados, e nepotismo cruzado. No âmbito da contabilidade, licitações, contratos, e as demais demandas do setor. “O objetivo é verificar se há falhas e, caso existam, avaliar o que é possível fazer para aprimorar o serviço e evitar que as falhas ocorram novamente”, ressaltou o magistrado, destacando que a inspeção como um todo está delimitada a cinco anos.

Ainda de acordo com o juiz auxiliar do CNJ, a previsão é que o relatório sobre as inspeções realizadas no Tribunal de Justiça esteja concluído e pronto para análise do plenário do Conselho Nacional no próximo mês de março. O documento deverá resultar em determinações, a depender do que for apurado; recomendações, e/ou encaminhamentos para órgãos de fiscalização como Ministério Público. Após concluído pela Corregedoria Nacional, o relatório, a exemplo do que ocorreu nos outros Estados da Federação, será submetido à apreciação do Plenário do CNJ, em sessão pública.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114